Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/10/15 | Renato Venturini - CRC

CDP de Capela do Alto lança o “Projeto Música Brasil I”

Programa visa promover o conhecimento para os reeducandos, através da análise de letras da Música Popular Brasileira

Análise musical invade o CDP de Capela do Alto

22/09/2015, essa foi a data escolhida pela direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto para a realização de um evento que marcou o lançamento do “Projeto Música Brasil I”.

Elaborado pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Ademir dos Santos Braca, com apoio da equipe de supervisão técnica, o programa que será ministrado entre os dias 24/09 e 06/11/2015, tem como objetivo promover o conhecimento através da inserção da Música Popular Brasileira na rotina dos presos que estudam na unidade prisional.

Segundo Jean Carlos Teles Menezes, supervisor técnico do CDP de Capela do Alto, nesse primeiro momento, terá acesso ao programa, 60 presos que já estão matriculados na escola da unidade e que frequentam as aulas regularmente.

Como funciona

A temática do projeto é fazer o reeducando refletir, a partir da análise das letras de músicas da MPB e seus autores, compositores e interpretes. Desta forma, o aluno desenvolverá intrinsecamente o senso crítico e, com isso, fará uma autoanálise sobre a realidade social, política e econômica em que está inserido.

Estudando e entendendo as propostas contidas em cada canção, será possível o início de uma criticidade da mensagem nela contida, pois só a partir daí os reeducandos entenderão que as palavras produzem sentido. Seguindo essa linha, pode-se dizer que as palavras são a base dos pensamentos. O que é feito com eles depende do valor que dado ao que se é e do que acontece no contexto em que se encontra. Por isso a importância do programa.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, o supervisor técnico do CDP de Capela do Alto, Jean Carlos Teles Menezes; Marcelo Miquelini, o Gerente Regional da Funap; o diretor substituto da escola vinculadora “Coronel Pedro Dias de Campos” de Capela do Alto, Gilberto Leite Machado; o supervisor da Diretoria de Ensino de Votorantim, Marcio Nogueira Mariano; os servidores e os detentos que farão parte do Projeto.

aasassa
Topo