Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/15 | Eliane Borges - CRO

União e criatividade marcam Dia das Crianças no Oeste do Estado

Esforços de servidores e reeducandos proporcionam entretenimento à garotada em dia de visita

Visitantes se divertem com peça teatral encenada por reeducandos do CR de Birigui

Reeducandos de Martinópolis confeccionam enfeites para receber as crianças

Mãe presenteia filha com lembrancinha produzida na unidade prisional

Cartazes, bexigas coloridas, lembrancinhas, guloseimas e colos cheios de amor. Foram estes os presentes que meninos e meninas receberam durante visita às unidades prisionais do Oeste Paulista. As atividades, desenvolvidas entre os dias 10 e 11 de outubro em comemoração ao Dia das Crianças, envolveram todo o corpo funcional, principalmente setores como o Centro de Trabalho e Educação e Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde e contou ainda com a colaboração direta de internos.

Na Penitenciária de Osvaldo Cruz, por exemplo, 66 crianças com média etária de cinco anos, foram agraciadas com brindes adquiridos com recursos dos próprios diretores e com bolos confeitados e decorados com temas infantis na padaria do local. “É uma maneira de fortalecer o vínculo da pessoa privada de liberdade com sua família, melhorando o ambiente carcerário para os filhos destes”, destaca o diretor geral, Jesus Ross Martins.

No Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, mães reeducandas passaram a semana elaborando cartazes e faixas para a decoração do rol de entrada e lembrancinhas imitando personagens do filme “Minions” para serem entregues aos pequenos visitantes. Na Penitenciária de Marabá Paulista foram montadas sacolas-surpresa com doces variados e produzidos brinquedos artesanais para 49 menores de idade.

Em Birigui, no Centro de Ressocialização (CR), internos vestidos de palhaço encenaram peça teatral sob título “O corajoso”, mesclando brincadeiras e pinturas com os visitantes. Já no Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto, 33 crianças aprenderam sobre a importância da água, por meio de teatro de marionetes confeccionadas por alunos do ensino fundamental. Logo depois houve brincadeiras, bolos e premiações.

Feijoada, macarronada, pirulitos e balas marcaram almoços especiais fornecidos para reeducandos e familiares no Centro de Detenção Provisória de Riolândia, Penitenciárias de Paraguaçu Paulista e Dracena e ainda, no CR de Presidente Prudente. Neste último, cada criança ainda foi presenteada com cofrinhos feitos com latas de leite em pó.

Enfeites de lápis e palhacinhos em E.V.A também foram produzidos nas Penitenciárias de Martinópolis e Presidente Bernardes, respectivamente. Já na Penitenciária Feminina (PF) de Tupi Paulista, 19 mães foram orientadas com a palestra “Emoções – O que desejo ao meu filho” e homenageadas com porta-retratos contendo fotos de suas crianças, para as quais também foram servidos pipoca, bolo, sucos e biscoitos.







aasassa
Topo