Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/10/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Todo dia é dia de brincar!

Unidades prisionais comemoram o Dia das Crianças com festividades, brincadeiras e entrega de lembrancinhas

Ficar longe de quem você ama pode ser uma tristeza. Para matar a saudade e fortalecer os vínculos entre reeducandos e seus filhos, as unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), promoveram comemorações dedicadas ao Dia das Crianças, no período de 4 a 13 de outubro.

O uso da criatividade foi constante nas salas de aula, com a confecção de lembranças como bonecas de pano, almofadas de espuma, cartazes e lápis personalizados que foram entregues para as crianças que visitavam seus pais.

Para a produção manual o destaque foi dado à Penitenciária Nilton Silva de Franco da Rocha, que doou brinquedos artesanais feitos pelos reeducandos participantes do projeto “Trabalho Artesanal: efeitos e oportunidades além das grades” para a Organização Believe, localizada no munícipio vizinho, Francisco Morato e que dá atendimento psicossocial e educacional para crianças órfãs até os 17 anos.

A conscientização ambiental fez parte das comemorações no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto e no Centro de Detenção Provisória (CDP) III de Pinheiros. O CPP contou com a apresentação do teatro de marionetes criadas pelos reeducandos tratou da importância da água. Já no CDP foram confeccionados brinquedos com a utilização de garrafas pet.

Brincadeiras não faltaram nas unidades. Em colaboração com a Igreja Internacional da Graça de Deus, o CR de Bragança Paulista levou para animar os pequenos, um tobogã inflável, cama elástica e um grupo teatral. No CR de Birigui, os detentos se vestiram de palhaços e encenaram a peça “O corajoso”, que mesclou brincadeiras e pinturas com a participação dos visitantes.

Peças de teatro marcaram os eventos em várias unidades em todo o estado. Na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), a Companhia das Cores exibiu o espetáculo Chiquinha Gonzaga, a Menina Faceira. O diferencial das encenações ocorreu no Centro de Ressocialização de Jaú e na PF de Ribeirão Preto, pois os reeducandos das duas unidades apresentaram peças caracterizados da turma do Chaves.

Os centros de Trabalho e Educação, Reintegração Social, Segurança e Disciplina e de Atendimento à Saúde contribuíram para a concretização das ações.

Participaram também das celebrações as penitenciárias de Dracena, Paraguaçu Paulista, Martinópolis, Presidente Bernardes, Osvasldo Cruz, Itirapina I, Sorocaba I, Reginópolis I e II, Cerqueira César, Avanhandava, Avaré II, Feminina de Sant’Ana, Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos, Potim II, Feminina de Tremembé II, Feminina de Pirajuí, José Parada Neto de Guarulhos e Parelheiros; os CRs de Presidente Prudente, Bragança Paulista, Feminino de Araraquara, Avaré, Ourinhos, Feminino de São José do Rio Preto e Lins; os CDPs de Osasco, Santo André e Mauá.

aasassa
Topo