Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/10/15 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

Fim do concurso “Peso Ideal”

Competição premiou servidores que mais perderam gordura corporal

Premiação

Avaliação de gordura corporal

O CQVidas (Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor) da Região Noroeste encerrou no dia 10 de setembro o projeto “Peso Ideal” baseado no quadro “Medida Certa” do Programa Fantástico, da Rede Globo, que visou estimular a prática de atividades físicas, bons hábitos alimentares e a redução de gordura corporal dos servidores da sede da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN).

A ação teve duração de três meses e contou com a avaliação das nutricionistas Nilde Regina dos Santos e Nayla Navarro de Oliveira, que forneceram também orientação nutricional. O incentivo à prática de atividades físicas ficou sob responsabilidade da personal trainer Ymara Falavinha, que apresentou palestra sobre os benefícios da atividade física e do educador André Marcato e também Agente de Segurança Penitenciaria (ASP) que realiza ginástica laboral todas as manhãs com os funcionários da sede da CRN.

Objetivo da proposta

O projeto “Peso Ideal” foi elaborado para estimular os servidores a praticarem atividades físicas, a terem bons hábitos alimentares e focou na diminuição de gordura dos servidores avaliados com alto índice, já que o elevado nível de gordura corporal contribui para o aparecimento de doenças crônicas cardiovasculares.

O alvo do projeto foi alcançado, uma vez que muitos dos participantes passaram a ter uma vida mais ativa e houve colaboração de todos. “Nossa função na secretaria é fazer ações que contribuam com a qualidade de vida do servidor, o Peso Ideal foi uma forma de estimular o servidor a perder peso e a ganhar qualidade de vida, ouvi-los falando da competição e ver os resultados no dia da pesagem final foi muito gratificante”, afirmou José Eduardo de Castro, Enfermeiro.

Gordura corporal eliminada

Foi realizada avaliação do percentual de gordura corporal pela Nutricionista do CQVidas no primeiro e último dia do concurso 03/06 e 03/09, respectivamente.

Na sede da CRN atuam 110 servidores, desses, 39 aderiram ao projeto. Foram excluídos nove por estarem abaixo ou no percentual ideal de peso; dos 30 servidores participantes oito ganharam gordura corporal durante os três meses da competição, 22 perderam gordura, sendo que o terceiro colocado se livrou de 1,3% em relação ao peso inicial, o segundo 2,7% e o primeiro eliminou 3,1% de gordura desde a primeira pesagem. A soma total de gordura corporal perdida pelos servidores foi de 65 kg.

Premiação

Os três primeiros colocados foram premiados com valores em dinheiro, quantia arrecadada no início do concurso e paga por cada participante, sendo Regina Moro Bigaran a primeira colocada, Joselino Araújo o segundo e em terceiro lugar Carlos Alberto Ferreira de Souza e do quarto ao 10° lugar receberam brindes fornecidos pelo CQVIDASS. O retorno dos servidores da CRN foi extremamente positivo, ao ponto de muitos já solicitarem uma nova etapa do projeto. “No início vi como uma brincadeira, mas depois que perdi peso e comecei a ver os benefícios eu levei a sério; você fica mais animado, tenho mais disposição para trabalhar e para fazer as coisas do meu dia. Foi a melhor ideia ao longo desses 30 anos de SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) para com os funcionários”, disse Joselino Araújo, Agente de Segurança Penitenciaria, Centro de Remoções Carcerárias e ganhador do segundo lugar no Peso Ideal.

aasassa
Topo