Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/10/15 | Sonia Pestana - Coremetro

GAS-Coremetro participa de exercícios simulados de emergência

Com foco na prevenção e planejamento, Escola de Bombeiros Civis promove ações de treinamento

Treinamento de ações de emergências com múltiplas vítimas

Cerca de 200 profissionais participaram de exercícios simulados de emergência

Membros do GAS-Coremetro em treinamento

O parque Linear de Itaquera, Zona Leste da capital, foi palco, no dia 23 de setembro, das 20h30 às 23 horas, de exercícios simulados de emergência. O evento foi organizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros (Cfab), da Escola de Bombeiros Civis. O Grupo de Apoio Antissinistro (GAS), da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) participou do encontro ao lado de instituições públicas, entidades privadas e organizações não governamentais (Ongs) que operam em cenários de emergências em apoio ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos de segurança.

O treinamento foi proposto em vista do crescente interesse da sociedade civil e de voluntários em participar de ações de emergências com múltiplas vítimas, sob a ótica da prevenção e do planejamento de ações. Durante as manobras, as equipes envolvidas levantaram questões pertinentes às dificuldades encontradas quanto às estratégias a serem adotadas em emergências de grande vulto dentro de áreas urbanas.

As ações do GAS nas unidades prisionais da Coremetro foram citadas como exemplos positivos. Segundo Frederico Conrado Daenekas Filho, comandante do grupo, os exercícios simulados de evacuação em emergências com os servidores de centros de detenção provisória e penitenciárias na região da grande São Paulo estão sendo vistos com bons olhos pelos profissionais especializados em segurança.

Durante o encontro, a equipe do GAS participou de ações diversas por meio de Daenekas Filho, Marcelo Nunes Silva, Cláudio da Silva Costa e Eunice Maria Trombini. Assim, como os demais participantes, os membros do GAS receberam treinamento prático em áreas distintas com o objetivo de reciclar os conhecimentos.

Simulação de distúrbio civil

São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, reunindo na região metropolitana cerca de 20 milhões de pessoas. Como em todo grande centro financeiro e empresarial, a cidade está sujeita a acontecimentos que exigem ações de emergência. Foi com base nessa realidade que os organizadores do encontro trabalharam ao propor uma simulação de distúrbio civi envolvendo briga entre grupos de pessoas.

No simulado, todos os presentes tiveram sua participação. Desde as instituições públicas, entidades privadas até Ongs, que operam em cenários de emergências, tiveram de cumprir seu papel nesse treinamento.

Um dos destaques do evento foi a utilização de drone equipado com câmera de vídeo; essa tecnologia até há pouco tempo parecia ser coisa do futuro, mas já começa a ter uma ampla utilização, inclusive em avaliações de condições de segurança em locais de conflitos.

Nas encenações não faltaram arremessos de objetos ao grupo de figurantes, evacuação, retirada e classificação das vítimas, segundo seu estado físico, atendimento pré-hospitalar e até encaminhamento para hospitais da região, para avaliar o tempo de deslocamento. Participaram das simulações, cerca de 30 profissionais como vítimas, 60 como bombeiros socorristas, além de contar com número expressivo de observadores e perto de 100 pessoas da comunidade, como público.

Além do GAS, da Coremetro, participaram do encontro o Comitê de Resposta em Catástrofe do Hospital Israelita Albert Einstein, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Força Tarefa Brasileira, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros (Cfab), de São Paulo, JP Salva Ambulâncias, São Francisco Resgate, Brasil Adventures, Escola de Bombeiros do Brasil e Força Tática Avançada em Defesa Civil. O próximo encontro ficou agendado para março de 2016.

aasassa
Topo