Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/10/15 | Renato Venturini – CRC

Penitenciária de Iperó inova e cria “Cantinho da Leitura Participativa”

Projeto tem como objetivo promover a integração e o senso de comunidade entre os servidores

Servidores devoram livros no Cantinho da Leitura Participativa

A Penitenciária de Iperó, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), colocou em prática desde 18/09, o projeto “Cantinho da Leitura Participativa”.

Além de incentivar a leitura e intrinsecamente propagar o conhecimento, o projeto tem o intuito de promover a interação e o senso de comunidade entre os servidores. O método “Participativo” consiste em estimular a leitura, através da doação e/ou troca de livros e revistas e tem como essência dissipar a responsabilidade e o respeito pelo próximo leitor. O controle de empréstimos e devoluções das obras do acervo são feitos coletivamente, contando sempre com a confiança de que, quem levar um item, devolverá no mesmo estado em que retirou.

A ideia surgiu a partir de uma sugestão que a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Silvana Sônega, colocou na urna da Cipa. Na ocasião, a servidora solicitou a instalação de uma sala de leitura que ficasse localizada em um local de fácil acesso aos servidores. O presidente da Comissão repassou a ideia aos demais membros e para a diretoria da unidade, que prontamente atendeu a dica. O espaço foi montado estrategicamente no setor de portaria, próximo ao refeitório, um local de fácil visualização e acesso a todo o corpo funcional.

O projeto é uma opção para as unidades prisionais preencherem a lacuna existente em relação aos momentos de lazer dos seus servidores. Na Penitenciária de Iperó, a abrangência desta iniciativa será de aproximadamente 275 funcionários, entre ASPs e agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), oficiais administrativos, oficiais operacionais e integrantes da área da saúde.

aasassa
Topo