Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/15 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Cultura, Beleza e Simpatia no CPP Feminino do Butantan

Comemorando 10 edições, tradicional concurso do Centro de Progressão Feminino inova ao criar categoria LGBT

Atrações musicais como o MC Chocolate animaram o evento

Aderindo ao contemporâneo sem perder a tradição, o Centro de Progressão Penitenciária Feminino "Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira" do Butantan, na capital paulista, celebra 10 edições de seu tradicional concurso de cultura e beleza. No evento que aconteceu na tarde do dia 18/09, pela primeira vez, candidatos transgêneros foram admitidos no concurso, que ganhou uma nova categoria: Mister Beleza.

O dia teve início com a leitura das redações escritas pelas reeducandas sobre o tema "Crise Hídrica". Na categoria cultura, foram sete candidatas. Concorreram na de Miss Simpatia, cinco e na de Miss Beleza, nove. Na de Mister Beleza, foram três. O evento teve vários shows nos intervalos: a cantora gospel Yva Pinheiro, o Trio Paraíba de forró, MC Chocolate e uma das reeducandas da unidade, de origem africana, que apresentou danças típicas. Entre o público presentes, além das demais reeducandas da unidade, estavam familiares e autoridades ligadas ao tema.

Nas entrevistas com as candidatas, algumas respostas foram reveladoras. Questionada sobre com qual personagem de quadrinhos se identificava, uma das reeducandas disparou: "A Mulher Maravilha. Porque só com superpoderes para lutar contra o preconceito", arrancado aplausos da plateia. Outra, instada a.prestar uma reflexão sobre o porquê do concurso, respondeu: "Quem está na rua acha que estamos acabadas. Participar desse concurso é uma forma de mostrar que podemos ser lindas sim".

Para a diretora da unidade, Rosangela dos Santos Silva de Souza, a realização desse tipo de atividade é muito importante para elevar a autoestima e a ressocialização da mulher presa.

aasassa
Topo