Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/10/15 | Patricia Freitas - Equipe de Comunicação CRSC

5ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade realiza atendimentos no CPP Feminino de Butantan

IIRGD, Sert e SJDC participaram da iniciativa

Detentos tiveram a oportunidade de solicitar documentos novos

Aconteceu no dia 23, quarta-feira, a 5ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, no Centro de Progressão Penitenciária Feminino (CPP) "Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira" de Butantan, uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e do CPP Feminino de Butantan.

O objetivo da Jornada é oferecer às reeducandas do CPP, um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-las na retomada da vida em liberdade, levando para dentro do sistema penitenciário um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas no processo de reintegração social.

O evento foi realizado com a participação de parceiros como o IIRGD – Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt e Grate – Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Coremetro, atuando na retirada de registros gerais - RGs; a Sert – Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho, que emitiu Carteiras de Trabalho e Previdência Social; Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania – SJDC, que através dos servidores do Grupo de Capacitação Aperfeiçoamento e Empregabilidade da CRSC forneceram cadastro para emissão de certidões de nascimento, casamento e de óbito; palestra sobre “Preparação para Liberdade” - pelo Grupo de Ações de Reintegração Social da CRSC; palestra e distribuição de materiais do Departamento de Atenção ao Egresso e Família da CRSC; palestra sobre diversidade, Centro de Políticas Específicas – CRSC; equipe de saúde da unidade, que realizou exames diversos.

A solenidade de abertura, aconteceu às 9h30 na capela da unidade e estiveram presentes Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária, Mauro Rogério Bitencourt, Coordenador de Reintegração Social e Cidadania; Hugo Berni Neto, coordenador de unidades prisionais da região metropolitana de São Paulo; Rosangela dos Santos Silva de Souza, diretora técnica do CPP de Butantan; Luciano Martins Lourenço, coordenador de políticas para inserção no mercado de trabalho da Sert e Meri Floriano, Supervisora do Pró-Egresso na Sert.

Às 10 horas foram iniciados os atendimentos disponibilizados pela SAP e parceiros na 5ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, sendo encerrados às 15h30. A realização dos serviços aconteceu em diferentes ambientes, onde cada órgão ocupou uma sala com toda infraestrutura necessária para a execução dos trabalhos.

Em sala preparada para palestras, a CRSC através de alguns setores, realizou palestras para as reeducandas. O Departamento de Atenção ao Egresso e Família (Daef) da cidade de São Paulo, além de palestra informativa, também distribuiu materiais sobre os serviços que podem ser encontrados nas unidades de atendimento, quando estiverem libertos. Já o Grupo de Ações de Reintegração Social realizou palestra sobre “Preparação para Liberdade” e também através do Centro de Políticas Específicas palestra sobre “Diversidade Sexual”.

Atendimentos realizados:

•   Emissão de CTPS pela Sert para 19 reeducandas;
•   55 Solicitações de Certidões diversas;
•   67 Emissões de RG através do IIRGD e Grate;
•   Plantão de Saúde houve 36 atendimentos;
•   70 Reeducandas participaram das palestras.

A próxima Jornada acontecerá no Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz – SP.

aasassa
Topo