02/10/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

2ª fase da Olimpíada de Matemática é aplicada no sistema prisional

Torneio nacional testa e reforça aprendizado dos reeducandos

Avaliação estimula o raciocínio dos detentos

Em 12 de setembro ocorreu a segunda fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2015 nas unidades prisionais da SAP.

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

As provas têm como objetivos estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para melhor qualidade de educação básica e a promoção de uma inclusão social por meio da propagação de conhecimentos, com o total 288 reeducandos participantes da prova.

A avaliação é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais que concorrem a prêmios, de acordo com a sua classificação na prova, assim como professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes. Dentro do sistema prisional, ela foi aplicada em 36 unidades distribuídas entre as cinco coordenadorias prisionais paulista e faz parte da rotina das unidades desde 2012.

Entre as categorias de competidores, divididas em grupos, 78 detentos participam do nível I (6º ao 7º ano do ensino fundamental), 61 do nível II (8º ao 9º ano do ensino fundamental) e 149 do nível III (qualquer ano do ensino fundamental) e concorrem com estudantes de escolas públicas.

No Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, dois professores que prestam serviço à unidade também participaram. Eles são docentes da Escola Estadual Avelino Ferreira.

Os reeducandos concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. A divulgação dos aprovados na 2ª fase está prevista para 27 de novembro de 2015, após a correção das provas.

"A iniciativa é de grande importância para os alunos que, em conjunto com os docentes de matemática, se empenham ao revisar e aprimorar conteúdos relacionados a prova”, afirma o diretor do Centro de Trabalho e Educação, Ricardo Chequer, responsável pela realização da prova em Parelheiros. “Conforme ocorreu nas edições anteriores, os detentos sentem-se valorizados, pois têm a oportunidade de participar de uma avaliação aplicada e reconhecida em âmbito nacional, além da possibilidade de premiação”, conclui.