02/10/15 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

“Cantinho da Criança” se torna grande espaço na vida dos presidiários de Parelheiros

Atividade proporciona descontração para presos e familiares

Confiança de pai para filhos

Confecções dos cartões

Aconteceu mais um “Cantinho da Criança”, nas salas de aula da Penitenciária “ASP Joaquim F. Lopes”, na capital do estado (em Parelheiros), no dia 13 de setembro, e recebeu a participação de 26 reeducandos, que são os pais dos menores. O evento proporcionou animações, sessão de desenhos dos anos 90 e vídeos que tratam da relação de pais e filhos e a importância da paternidade no desenvolvimento dos pequenos. Realizado desde março deste ano e ocorrendo em alternância entre os pavilhões “A” e “B”, um domingo por mês, a ação já se tornou uma importante ponte entre familiares e internos e faz com que a participação dos funcionários da penitenciária seja primordial na ressocialização dos detentos, já que muitas ideias surgem do comprometimento deles.

A aproximação entre as partes em um momento lúdico causou comoção aos internos, que junto dos menores confeccionaram cartões que contarão com fotos desse dia; essa integração é necessária e tem por objetivo a reflexão sobre o papel de pai e o estímulo do senso de responsabilidade. Proporcionar tais atividades contribui para o processo de reeducação e reinserção na sociedade, sendo que a família é a mais visada pelo projeto. É importante não deixar que a distância física influencie de forma negativa no relacionamento dessas pessoas, nem pais virem estranhos para seus filhos e os jovens alheios aos seus genitores, para que não sejam apenas “geradores”, mas também participantes efetivos.

No encerramento da atividade, um questionário qualitativo foi aplicado a sete dos participantes, e revelou que todos aprovaram a apresentação dos desenhos animados, como visto no depoimento de um dos integrantes: “me fez voltar à infância”. Já quanto aos vídeos educativos três dos questionados afirmaram ter se emocionado e quatro destacaram a importância da função de pai; outro disse ter feito refletir na responsabilidade de ser pai. A pesquisa evidenciou também a necessidade de atos como o “Cantinho da Criança”, já que recebeu a aceitação de todos e confirmou ser um espaço de aprendizagem e diversão. Outro demonstrou que o projeto significou um momento muito importante e o fez se aproximar mais da mulher e do filho.

O evento contou mais uma vez com a organização dos funcionários Michelle Micheletti, assistente social; Elizangela Maria da Silva Santos, estagiária do curso de serviço social e com os agentes de segurança penitenciária Sérgio Takayuki Shimada e Danilo Dalcim. Como declarado por Michelle à SAP em junho de 2015: a iniciativa segue oferecendo convívio do grupo familiar, com a supervisão dos profissionais capacitados, criando a possibilidade de socialização entre diferentes comunidades.

Importância do projeto para as crianças

Para a criança ter a presença do pai é fundamental, isso lhe dá mais confiança e cria afetividade: essas atividades socioeducativas proporcionam relações mais firmes entre os sentenciados e suas famílias, estabelecendo uma convivência periódica e descontraída e criando bons momentos e recordações, assim as visitas aos pais tornam-se mais leves e agradáveis. É possível descontruir a imagem marginalizada que os filhos formaram a respeito deles e vê-los de fato como uma figura paterna e atenciosa. ”Para mim e para minha família é muito bom, eles se divertiram muito, até perguntaram que dia iam ter outros”, disse um dos entrevistados. “Foi um momento único, de grande valor em que interagimos como uma família que tem o seu cotidiano e me abriu janelas para lidar melhor com meu filho e esposa”, afirmou um reeducando. Assim é possível criar uma situação de normalidade e familiaridade para os filhos dos sentenciados, tornando a vida dos pequeninos o mais comum possível.

Com o término da ação social os presentes participaram de uma confraternização com bolo e suco feitos pelos presos que prestam serviços na cozinha da unidade penitenciária.