Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/09/15 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Jaú realiza primeira Semana de Cidadania

Com o objetivo de promover a regularização de documentos e levar cultura e conhecimento para a unidade, semana foi aprovada por reeducandos

Reeducandos colocaram a documentação em dia em ação realizada na unidade

O Centro de Ressocialização (CR) de Jaú realizou a primeira Semana da Cidadania no mês de agosto. O evento aconteceu do dia 17 à 23, com o objetivo de possibilitar aos reeducandos tirarem documentos pessoais e participarem de atividades sociais, culturais e educativas.

Durante a semana foram expedidos 157 Cadastros de Pessoa Física (CPF) e 152 Registros Gerais (RG). Os documentos foram feitos pelos servidores da secretaria que possuem treinamento do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD), órgão responsável por emitir as certidões de prontuários de cidadãos que possuem o RG expedido no estado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ofereceu uma palestra sobre cidadania na unidade, onde participaram 161 reeducandos e foram abordados os temas: a importância da preparação para o mercado de trabalho, como fazer um currículo, comprometimento com a empresa, entrevista de emprego, valores pessoais e trabalho em grupo. "A preparação para o mercado de trabalho é essencial", afirma o preso L.S. após declarar que aprovou a iniciativa.

Além disso, o Senac expôs o trabalho de seus alunos do curso de fotografia em uma mostra no CR nomeada “Diálogo com a Fotografia”. Nela, foram retratadas fotos do cotidiano, família, natureza e paisagens de Jaú, com o objetivo de demonstrar a beleza da vida e levar alegria aos internos. A exposição, que foi vista por todos os presos, foi estendida aos visitantes no dia 23/08.

“É de suma importância o envolvimento da unidade na preparação dos reeducandos para o retorno à sociedade e, principalmente, instrumentá-los para irem em busca de uma nova colocação profissional. É justamente isso que a Semana da Cidadania proporcionou aos reeducandos, a possibilidade de regularizarem suas documentos pessoais e prepará-los para o retorno ao mercado de trabalho”, conta a diretora do CR, Vera Lúcia da Silva.

aasassa
Topo