25/09/15 | Renato Venturini - CRC

CPP “Prof. Ataliba Nogueira” de Campinas realiza formatura

Reeducandos receberam certificados dos Ensinos Fundamental e Médio

Cerimônia de formatura dos ensinos fundamental e médio

Onze pré-egressos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) “Prof. Ataliba Nogueira” de Campinas receberam certificados dos Ensinos Fundamental e Médio, em cerimônia ocorrida no último dia 16, na própria unidade prisional. O trabalho é resultado da parceria entre a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), Grate (Grupo de Ações Regionais de Trabalho e Educação), CPP “Prof. Ataliba Nogueira” de Campinas e a escola vinculadora “E.E. Reverendo Prof. José Carlos Nogueira” de Campinas. O objetivo é promover a educação e capacitar os reeducandos para que tenham mais chances de se colocarem no mercado de trabalho ao serem reinseridos na sociedade.

No início, a direção do CPP teve de ganhar a credibilidade dos sentenciados, pois eram poucos os que queriam fazer parte do programa, mas essa fase foi superada e o número de inscritos aumenta a cada turma aberta. Para Peterson Pantaleão de Souza, diretor de Trabalho e Educação da unidade prisional, o projeto é um sucesso. “Esta é a terceira formatura que fazemos no CPP; a primeira foi dos concluintes do 1º semestre/2014; a segunda, dos concluintes do 2º semestre/2014 e esta, do 1º semestre/2015. Estou muito satisfeito com os resultados”, declara.

A maioria dos presos não possui documentos pessoais, algo que dificulta a inscrição no programa, mas isso está sendo resolvido com a realização das jornadas de cidadania e empregabilidade que acontecem nas unidades prisionais da SAP. Já os históricos escolares são providenciados através de consultas no sistema GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar), uma ação informatizada e veiculada pela internet com os nomes dos alunos concluintes de cursos, a partir do ano de 2001. (www.gdae.sp.gov.br)

Exemplo a ser seguido

Segundo Ozério Tadeu Pereira, diretor do Grate (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação) da Coordenadoria Central, eventos como esse servem de incentivo para os demais sentenciados. “Em nome da SAP parabenizo a cada formando. Tenham a certeza de que no próximo semestre, muitos pré-egressos sentarão nessas cadeiras, porque tiveram vocês como exemplo de sucesso por terem alcançado um objetivo”, destacou Pereira.

Também estavam presentes, para prestigiar a entrega dos certificados, a supervisora da Diretoria de Ensino de Campinas/Região Oeste, Eliana Rita Franco; Elenice Rosa dos Santos, gerente de Organização Escolar; Tatiane Barbosa Pereira e Romilda Aparecida Cruz, coordenadora pedagógica e Diretora da escola vinculadora “E.E. Reverendo Prof. José Carlos Nogueira, respectivamente; Juliana Lima Xavier, professora e os demais professores que fazem deste valoroso projeto.