22/09/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Saúde e cidadania na Penitenciária de Potim I

Funcionários e reeducandos são beneficiados com as ações

Coleta de dados para confecção de documentos

Vacinação em andamento

Em 27 de agosto de 2015, a Penitenciária I (PI) de Potim recebeu a campanha tripla de vacinação, onde em um dia, detentos e funcionários receberam vacinas para prevenir três doenças.

A Prefeitura de Potim foi parceira da iniciativa e disponibilizou tanto as doses das vacinas como a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, Rosana Gonçalves.

Outro parceiro, o Colégio Tableau de Taubaté, levou oito alunas do curso de auxiliar de enfermagem e seu supervisor para aplicar as vacinas.

O objetivo da iniciativa é atender completamente o calendário obrigatório de vacinação de adultos. Hepatite B, Dupla Adulto que previne o tétano e a difteria, Tríplice Viral SCR que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola e a Influenza, aplicada em junho deste ano, compõem o calendário.

“Penso que as vacinas são o meio mais eficaz e seguro de proteção contra certas doenças. Mesmo quando a imunidade não é total, quem está vacinado tem maior capacidade de resistência na eventualidade da doença surgir”, afirma Karina Prates de Fonseca, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da PI de Potim.

As vacinas contra Hepatite B e Dupla Adulto DT são divididas em três doses, com intervalos de 30 dias da primeira aplicação para a segunda e 180 entre a primeira e a terceira. Já a Tríplice Viral SCR possui dose única.

“Não basta vacinar uma vez para ficar devidamente protegido e foi por este motivo que pensamos nas segundas e terceiras doses bem como na criação das carteirinhas de vacinação, que após o registro das doses, com suas respectivas datas, serão incluídas no prontuário dos sentenciados para controle e acompanhamento”, conclui Karina.

A vacinação atendeu a 180 funcionários e toda população prisional, o total de 1782 reeducandos. A segunda dose será feita no final de setembro e a terceira em fevereiro de 2016.

Jornada da Cidadania

A primeira Jornada da Cidadania em unidade de regime fechado da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) ocorreu na Penitenciária de Potim I nos dias 1 e 2 de setembro.

Oferecer serviços de emissão do Registro Geral (RG) e segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito aos detentos são os objetivos do evento.

“Esta ação é uma grande oportunidade para a reintegração social dos presos, que terão maior facilidade no acesso ao trabalho, educação e cursos profissionalizantes”, ressaltou o diretor da unidade, Gustavo Testa Fernandes.

Para ocorrer os trabalhos, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) contou com a parceria da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC) e com o apoio dos grupos regionais de ações de trabalho e educação (Grate) da Corevali e da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro).

O Grate da Corevali é parceiro direto do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e com apoio do Grate da Coremetro coletou dados para confecção de RG. A SJDC auxiliou nos pedidos de segunda via das certidões.

Segundo Karina Prates de Fonseca, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde da PI de Potim foi feita a coleta de 616 documentos, sendo 252 RGs e 364 certidões de nascimento. “73% dos presos condenados foram atendidos nesta unidade prisional. Nos sentimos satisfeitos com o resultado”, completa Karina.