15/09/15 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP inaugura novos equipamentos de reintegração social em Votuporanga e Orlândia

Expansão da rede de atendimento contou com apoio do Judiciário e prefeituras locais

Os dias 10 e 11 últimos foram de celebração para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP): foram inauguradas uma Unidade de Reintegração Social em Votuporanga e uma Central de Penas e Medidas Alternativas em Orlândia. As novas instalações contaram com apoio fundamental das prefeituras e judiciários locais, ampliando a rede de atendimento da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) para prestação de serviço à comunidade e atenção ao egresso e familiares. Agora são 66 e 37 unidades, respectivamente, em todo o estado.

Em Votuporanga, a nova Unidade de Reintegração Social está instalada em estrutura disponibilizada pela Secretaria de Direitos Humanos municipal. Segundo o secretário daquele órgão, Emerson Pereira, a Pasta é única no país e já fazia um atendimento aos egressos e familiares do sistema prisional. O prefeito Junior Marão destacou o programa “Votuporanga em Ação”, que em sua segunda fase terá como público-alvo egressos do sistema prisional, além de moradores de rua e população LGBT, provendo oportunidade de trabalho remunerado.

O juiz de Direito Sérgio Martins Barbatto Júnior, da 5ª Vara de Votuporanga, agradeceu o empenho tanto da SAP quanto da Prefeitura, na instalação do equipamento. “Com uma única reunião, tornou-se possível”, surpreendeu-se o magistrado. O coordenador da CRSC, Mauro Rogério Bitencourt, destacou a importância da ida do equipamento ao município para a reintegração social. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, chamou a atenção para importância da instalação dos dois programas: “A união desses dois empreendimentos vai evitar que mais pessoas vão para o cárcere”, declarando ainda que “o que recupera o homem é religião, família e trabalho”.

No dia seguinte, foi a vez da inauguração da Central de Penas e Medidas Alternativas de Orlândia. A prefeita Flávia Mendes Gomes destacou que o trabalho que era até então realizado pela Prefeitura será feito de maneira mais ampla, já que os prestadores de serviço poderão atuar em outras entidades, beneficiando a sociedade local. “Com essa oportunidade, poderemos encaminhar as mais de 70 pessoas que atualmente cumprem pena no município”, argumentou. Lourival Gomes evidenciou que o Programa de Penas e Medidas Alternativas, ao prover condições para que a prestação de serviço à comunidade seja uma opção efetiva, evita que a pessoa que comete um delito de baixo potencial ofensivo entre na criminalidade. “É uma visão mais humana, que vê lá na frente”, ponderou.