Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/09/15 | Sonia Pestana – Coremetro

Projeto Trabalho e Saúde promove qualidade de vida

Unidade prisional implanta espaço voltado para atividades físicas

O espaço é dedicado aos servidores da SAP

Desde o início de 2014 o CDP “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra não é mais o mesmo. A preocupação com o bem-estar do servidor vem norteando diversas ações que têm como foco a saúde física e mental do trabalhador. Em resultado disso, o diretor geral, Claudinei Teixeira de Souza e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), idealizaram a implantação de uma academia de educação física, mudando de vez a rotina da unidade.

A partir de doações dos próprios funcionários, a sala de 42 m² recebeu equipamentos que permitem trabalhar todos os grupos musculares. A supervisão técnica está a cargo dos agentes de segurança penitenciária (ASPs) com formação em educação física, João Paulo Arfelli Rondo e José Luiz Rodrigues.

Objetivo prático

Apesar do pouco tempo de implantação, o espaço vem contribuindo para a integração dos servidores de diversas áreas de atuação profissional, a exemplo dos ASPs, agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), oficiais administrativos e operacionais. Segundo Valdenildo Pinto da Silva, ASP e membro da Cipa, o objetivo principal é motivar a prática de atividade física, principalmente diante do dia a dia agitado dos servidores de uma unidade prisional.

Estão nos planos da equipe organizadora, fazer uso de palestras com enfoque para qualidade de vida, além de instituir um controle de frequência e avaliações de resultados individuais. De acordo com Silva, a circulação de usuários e curiosos no local é grande, principalmente em função do amplo horário de funcionamento da academia que abre às 5 horas da manhã e fecha somente às 22 horas. Em média, 25 servidores utilizam a academia frequentemente. “Como resultados práticos das atividades físicas, é nítido o aumento na eficácia dos serviços prestados na unidade, sem contar a assiduidade dos servidores nos seus respectivos plantões”, resume.

Paralelamente, o projeto Trabalho e Saúde promove palestras de educação contra tabagismo e alcoolismo, monitoramento de diabetes e hipertensão. Um reflexo direto do comprometimento da equipe está na inscrição do projeto na 11ª edição do Prêmio Mário Covas de 2015, na categoria Inovação em Gestão Estadual.

aasassa
Topo