Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/09/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades prisionais participam do Prêmio Innovare

Premiação está na XII edição

Para representar a Secretaria de Administração Penitenciária, as penitenciárias Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos, Sorocaba II, Desembargador Adriano Marrey de Guarulhos II e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha concorrem na categoria Justiça e Cidadania do Prêmio Innovare.

O prêmio identifica e divulga práticas bem-sucedidas da justiça brasileira e conta com inscritos de todo o Brasil. O objetivo é aumentar a qualidade dos serviços jurisdicionais entregues aos cidadãos. As inscrições ocorreram de 5 de março a 14 de maio deste ano.

Nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia, os profissionais equivalentes à suas áreas trabalham com tema livre. Já Justiça e Cidadania e Prêmio Especial podem ser feitas por profissionais de qualquer área, porém a segunda deve seguir a temática “Redução das Ações Judiciais do Estado: Menos Processos e Mais Agilidade”.

Consultores especializados visitam os locais das práticas para checar e comprovar o funcionamento dos projetos.

Por meio dos critérios eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social, desburocratização, celeridade, praticidade, ineditismo e abrangência territorial, as práticas são julgadas pelos membros da comissão julgadora.

As iniciativas inscritas têm conteúdo informativo disponibilizado no portal do Instituto Innovare. Em dezembro ocorre a premiação.

Os participantes

“Projeto Progredir – Remição de Pena pela leitura” – Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos

Responsáveis – diretora técnica Gislaine Fernandes Constante e supervisora técnica Andrea Suzanne Didier Vidal de Negreiros

É responsável por remir tempo de prisão mediante a leitura de livros e elaboração de resenha.

““Violência Sexual Intrafamiliar e restauração das relações afetivas: possibilidades no interior de uma unidade prisional na perspectiva da justiça restaurativa” – Penitenciária de Sorocaba II

Responsáveis – diretora de reintegração Cleide Coelho da Silva e psicóloga Rosana Cathya Ragazzoni Mangini

Auxilia no fortalecimento e reaproximação de presos que cometeram crimes sexuais com a família, por meio de conversas mediadoras e atendimento social.

Cine Debate – Penitenciária Adriano Marrey de Guarulhos II

Responsáveis – Assistente Social Sebastiana Alves Celestino e as psicólogas Kátia Angelina dos Reis Puga e Thereza Carolina Francisco Cavalcante Sakemi, da equipe de agentes técnicas da assistência à saúde.

Reintegra os detentos do regime fechado por meio encontro com filmes de conteúdo reflexivo, que são analisados e relatos de vivência dos participantes.

Agente Promotor de Saúde – Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha

Responsáveis – diretorias técnicas da equipe do diretor do CPP, Eduardo Vilas Boas e Coordenadoria de Saúde

Capacitação teórica e prática de presos na área de saúde para ajudar a orientar detentos sobre variados temas e cuidar da população carcerária.

aasassa
Topo