Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/15 | Rosana Tenreiro – EAP

Docente da Escola de Administração Penitenciária é Tricampeão paulista de karatê tradicional individual 2015

Cesar Fagundes Cabral é docente de defesa pessoal, tonfa e algemas, desde 2012

Cabral como docente

O professor Cabral vem se preparando, treinando e se dedicando para defender a seleção brasileira de karatê JKA, no mês de setembro, em Barueri. Formado em educação física, o agente de segurança penitenciária (ASP) Cesar Fagundes Cabral é docente da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) desde 2012, formado para atuar nas disciplinas de Defesa Pessoal, Tonfa e Algemas e Escolta Armada de Presos.

O professor tem orgulho de ser ASP e trabalha no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, desde a sua inauguração. “Os agentes de segurança penitenciária que atuam em todo estado de São Paulo estão com um perfil mais qualificado, cada vez mais procurando o aprimoramento, não somente com relação aos estudos de nível superior, como também em cursos especializados na área de segurança”, disse Cabral.

Dentre a relação de cursos descritas em seu currículo, destacam-se transporte de valores, escolta de dignitários, agente de segurança pessoal, supervisor de segurança, anti sequestro, entre outros. Na modalidade ensino à distância (EAD) o uso de identificação de arma de fogo, uso progressivo da força, uso diferenciado da força, gerenciamento de crise, aspectos jurídicos de abordagem policial, mediação de conflito, ocorrências envolvendo bombas e técnicas e tecnologias não letais de atuação policial.

Em seu currículo, Cesar Cabral possui uma lista imensa de títulos, com destaque para os dos últimos dois anos:

•   Terceiro colocado no campeonato paulista de karatê JKA – 2013.
•   Campeão paulista de karatê tradicional individual, 2013.
•   Vice-campeão sul americano individual de karatê JKA – Encarnación/Paraguai – 2013.
•   Terceiro colocado no Pan-Americano de karatê Tradicional – Formosa/Argentina – 2013.
•   Campeão paulista de karatê tradicional individual e em equipes – 2014.
•   Integrou a seleção brasileira de karatê JKA, representando o Brasil no campeonato mundial de karatê JKA em Tóquio – Japão, em 2014.
•  Vice-campeão brasileiro de karatê JKA individual e equipes, em 2015.
•  Tricampeão paulista de karatê tradicional individual, 2015.

Cabral é integrante da seleção brasileira de karatê JKA e também de karatê tradicional, convocado para lutar nos campeonatos Sul-Americano da JKA no próximo mês. Depois de um dia pesado de treino, o professor posta em sua página na rede social: E o melhor momento acaba sendo este.... o do treino. É nessa hora que estamos buscando dentro de nós o nosso máximo e não medimos esforços para alcançar nossas metas. A benção está aqui, vencer uma competição é apenas um mero detalhe, uma consequência do destino, aos 20 de agosto – 23h22.

Toda vez que um docente ministra aula nos cursos de formação, ao final de cada disciplina é passado aos alunos uma avaliação de reação. Não é necessário se identificar. Todos são unânimes em elogios ao professor Cabral, no entanto, esse comentário vale destaque: Um dos melhores professores de defesa pessoal, tonfa e algemas – DTA – extremamente competente no que ensina a nós alunos. Tornou-se nosso ídolo.

aasassa
Topo