Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Reforço no aprendizado

Curso de Algema, Condução e Imobilização é lecionado aos agentes

Aplicação de técnicas de imobilização

O curso de Algema, Condução e Imobilização ocorreu em 28 e 29 de julho e 4 de agosto, aplicado pela primeira vez no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana.

A iniciativa ficou por conta da parceria entre o CDP e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e teve a participação de 22 servidores, entre eles agentes de segurança penitenciária (ASP), agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), oficiais administrativos e operacionais de ambos os sexos.

Aplicado por integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Luís Fernando Rodrigues do Amaral e Júlio César Ribeiro, os colaboradores tiveram a oportunidade de agregar novos conhecimentos e rever ensinamentos como defesa pessoal, uso de algemas e tonfa e condução e imobilização de presos.

A formação da Escola de Administração Penitenciária (EAP), com técnicas oriundas do GIR e da Célula de Intervenção Rápida (CIR), de atividades extras e conhecimento local da rotina da unidade na área de segurança penitenciária são unidos nas aulas.

Feita esta junção é retirado o que é necessário para a segurança do funcionário no trabalho. A dignidade humana, abordada no curso, foca na preservação da integridade física do funcionário, com o uso moderado e consciente da força e a utilização de materiais de absorção de impactos.

Levar os agentes ASP e AEVP à reflexão da necessidade de um treinamento e aperfeiçoamento constante e à prática regular de exercícios físicos que ajudem a propiciar uma mente sã em um corpo são, também é um dos objetivos do curso.

“Acreditamos que cursos como este são importantes, pois servem, tanto para aprimorar, quanto para agregar novos conhecimentos. Auxiliam na quebra da rotina e motivam os servidores a trabalhar em equipe e a refletir sobre a necessidade de constante aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal”, disse o diretor técnico do CDP, Elcio José Bonsaglia.

aasassa
Topo