02/09/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Produção de ideias aliadas ao aprendizado

CDP de Suzano implanta concurso de redação para os reeducandos

Prêmios entregues aos três vencedores

O concurso de redação “Vivendo o presente, projetando o futuro” ocorreu pela primeira vez no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano.

Desenvolvimento da leitura, escrita e reflexão de temas relevantes e a ressocialização dos detentos são os objetivos da iniciativa.

Entre 20 e 31 de março foram abertas as inscrições para participação, com a data de entrega dos trabalhos durante todo o mês de abril.

Para selecionar as produções, as categorias adequação ao tema – vivendo o presente e projetando o futuro –, criatividade e clareza de expressão serviram para a escolha dos melhores textos.

Cinco laudas, cada uma com 20 linhas era o limite máximo permitido para os textos. Quem excedesse a quantidade delimitada ou fugisse do assunto, teria o conteúdo desclassificado.

O Grupo Regional de Ações em Trabalho e Educação da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) foi o parceiro da iniciativa e corrigiu os textos dos 85 participantes.

Das 85 redações, as 10 melhores foram compiladas em formato de livro digital (ebook) para divulgação do projeto entre as outras unidades. Digitalizar o conteúdo foi uma ideia que surgiu para reduzir os recursos materiais e custos sem perder a qualidade do trabalho. A versão digital, além do baixo custo, também pode alcançar um número maior de leitores.

O resultado foi divulgado aos reeducandos em 23 de junho. Dos 10 escolhidos, os três melhores receberam livros como prêmio em 6 de agosto.

“O concurso pode parecer simples, mas para aqueles que estão longe do convívio social representa um passo importante em busca de uma mudança de postura, um novo posicionamento com a sociedade”, relatou o diretor técnico do CDP, Pedro Pataro Junior.

Devido à aceitação e entusiasmo dos reeducandos em participar e a qualidade das redações, a unidade pretende preparar outras edições para 2016.

Prêmios das três colocações

Primeiro lugar: