02/09/15 | Renato Venturini - CRC

CPP Hortolândia realiza Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Evento atendeu 776 pré-egressos e teve como foco oferecer orientações da reintegração social

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia recebeu no último dia 19, mais uma edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. Foram ofertados aos reeducandos, serviços essenciais para ajudá-los na retomada da vida em sociedade. Profissionais de diferentes entidades se mobilizaram em mutirão, para promover atividades de cidadania, entre elas o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) atuou na emissão de Registro Geral (RG); Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert) emitiu Carteira de Trabalho e Previdência Social; Secretaria da Justiça e Defesa da cidadania (SJDC) capacitou servidores para fornecerem Certidões de Nascimento e Casamento; Defensoria Pública da Comarca de Campinas realizou plantão de atendimento judiciário. A equipe de Enfermagem do CPP, liderada pela diretora de saúde Antonia Maria dos Santos, realizou atendimentos, como o teste rápido de HIV, PSA, diabetes, hipertensão, entre outros; a escola de cabeleireiros Art Hair de Piracicaba, ofereceu cortes de cabelo aos reeducandos e “O Recital”, grupo de jovens pianistas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apresentou um repertório de músicas clássicas.

A Jornada é fruto do trabalho da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC) e CPP Hortolândia e tem como objetivo oferecer orientações de reintegração social aos pré-egressos da unidade prisional.

O evento também ofereceu aos sentenciados palestras informativas sobre Auxílio Reclusão, ministrada pela advogada e docente da Faculdade Mackenzie, Erika Chioca Furlan e Preparação para a Liberdade, realizada pelo Grupo de Ações de Reintegração Social (Gars).

Estiveram presentes: Mauro Rogério Bitencourt, coordenador da CRSC; Jean Ulisses de Campos Carlucci, coordenador das Unidades Prisionais da Região Central do Estado (CRC); Joaquim Gomes da Silva, diretor do CPP Hortolândia; Ozério Tadeu Pereira, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), Evaldo Barreto dos Santos, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCae); Alexandre Graber, da Defensoria Pública da Comarca de Campinas; Fátima Regina Marques (Sert); Meri Floriano, supervisora do Pré-Egresso; Zulmira Oliveira da Silva, diretora do Centro de Trabalho e Educação; Paulo Roberto da Silva, diretor de Reintegração Social e Saúde; Carla dos Santos Fullim, juíza do Deecrim 4º RAJ-Dra e a Promotora Rosemary Azevedo Porcelli da Silva.

Segundo Bitencourt (CRSC), a intenção é expandir esta ação a todos os CPP´s do estado de São Paulo. Para ele, de posse de todos os documentos, o pré-egresso tem mais chance de se colocar no mercado de trabalho e assim exercer a cidadania. No mesmo sentido, Carlucci comentou que a Jornada tem papel importante na instrução do detento que retorna ao convívio social. “Ao munir o sentenciado com documentos pessoais e prepará-lo para a liberdade através de palestras informativas, este estará apto para trabalhar de carteira assinada e ter acesso aos programas e projetos sociais”, ressaltou.

Para o diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Evaldo Barreto dos Santos, o resultado desse tipo de projeto é extremamente positivo. “Em termos práticos podemos dizer que a Jornada é um sucesso, pois é nítida a sensação de satisfação dos usuários e em termos numéricos foram atendidos 776 reeducandos”, diz.

Foram realizados 180 atendimentos jurídicos pela Defensoria Pública, 61 emissões de Carteira de Trabalho e Previdência Social, 102 emissões de RG, 49 emissões de 2ª via de Certidão de Nascimento, 150 atendimentos de saúde, 120 detentos participaram das palestras e 72 foram atendidos pelos voluntários cabeleireiros.