31/08/15 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

CPP de Franco da Rocha recebe “Jornada de Cidadania e Empregabilidade”

Reeducandos tiveram acesso a serviços, como emissão de documentos e atendimento de saúde

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha recebeu na quarta-feira (26), a terceira edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Durante todo o dia os reeducandos tiveram acesso a uma série de serviços, como atualização e retirada de documentos, consultoria jurídica e atendimento de saúde com teste rápido de HIV, hipertensão e diabetes, saúde bucal, saúde ambiental e combate e prevenção à dengue, entre outros. Na cerimônia de abertura, o coral formado por internos fez uma apresentação especial.

A diretora técnica de Saúde do CPP, Alessandra Santos Conversani destaca que o projeto é um facilitador de eventos ligados à saúde e está previsto na portaria Interministerial 1777 de 09/2003. “A Coordenadoria de Saúde da SAP capacitou alguns sentenciados, pois eles representam um elo entre o setor de saúde e a população carcerária. Através dos promotores de saúde (APS), levamos à população privada de liberdade, noções básicas de higiene e limpeza e de que forma isso pode influenciar no processo saúde-doença”, explica Alessandra. “Hoje contamos com 11 APS estrategicamente alocados nas galerias e responsáveis por sua área de abrangência trazendo até a equipe de saúde, todas as demandas de saúde (atendimento médico, enfermagem, odontológico, etc.) ”.

As duas primeiras edições aconteceram nas unidades de Tremembé e Hortolândia. Para realizar a Jornada, a SAP conta com importantes parceiros: Receita Federal, para emissão de Cadastros de Pessoa Física (CPF); Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e os Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grates) das Coordenadorias Regionais da SAP, para retirada de Registro Geral (RG); Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert) que emite Carteiras de Trabalho e Previdência Social; Defensoria Pública que realizará plantões de atendimento judiciário; Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito; Centro “Paula Souza”, que desenvolve oficinas para aconselhamento sobre entrevista de emprego e preparação de currículos; Instituto Acqua, que ofereceu profissionais de saúde e o Instituto Embelleze realizou cortes de cabelo. “A Jornada vem contemplar a necessidade básica dos reeducandos, que é a gestão documental; assim que ganham a liberdade já saem com esse passo avançado, prontos para voltar à sociedade e buscar alternativas de trabalho”, ressalta o diretor técnico do CPP, Eduardo Vilas Boas.

“Todo apoio para a realizado na Jornada veio da CRSC e também contamos com a Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro) e demais parceiros”, reconhece Vilas Boas. “Porém, não posso deixar de elogiar nosso pessoal da unidade que pensou em toda estrutura e se dedicou, para que o reeducando aproveite todos os serviços oferecidos”. “O empenho dos reeducandos também deve ser destacado, pois eles colaboraram desde o início para o sucesso da jornada, ajudando na divulgação e organização”, elogia a diretora de Reintegração Social do CPP, Célia Minelli.

Saúde é o que interessa

Em Franco da Rocha, os reeducandos também receberam atendimento de saúde com teste rápido de HIV, campanha de hipertensão e diabetes, saúde bucal, saúde ambiental e combate e prevenção à dengue, nas tendas montadas em um dos pátios. Esses atendimentos foram realizados pelos servidores da própria unidade prisional e por sentenciados do projeto "Agente Promotor de Saúde".

A diretora técnica de Saúde do CPP, Alessandra Santos Conversani destaca que o projeto é um facilitador de eventos ligados à saúde e está previsto na portaria Interministerial 1777 de 09/2003. “A Coordenadoria de Saúde da SAP capacitou alguns sentenciados, pois eles representam um elo entre o setor de saúde e a população carcerária. Através dos agentes de segurança (ASP), levamos à população privada de liberdade, noções básicas de higiene e limpeza e de que forma isso pode influenciar no processo saúde-doença”, explica Alessandra. “Hoje contamos com 11 ASP estrategicamente alocados nas galerias e responsáveis por sua área de abrangência trazendo até a equipe de saúde, todas as demandas de saúde (atendimento médico, enfermagem, odontológico, etc.) ”.

Como funciona

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade possibilita que em um único dia, o reeducando consiga todos os documentos de que precisa e ainda seja atendido em oficinas que auxiliam na preparação para entrevistas de emprego, elaboração de currículos, além de participar de palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para a retomada da cidadania, quando em liberdade. Os serviços são disponibilizados todos no mesmo espaço físico, em salas ou box de atendimento, dependendo da estrutura física de cada unidade. Os órgãos parceiros disponibilizam profissionais e materiais necessários para atender a demanda.

A Jornada em números

Foram realizados os seguintes atendimentos na Jornada realizada em Franco da Rocha:
47 cortes de cabelo (feitos por alunos do Instituto Embeleze).
167 testes rápidos de HIV.
498 aferições de pressão arterial.
498 testes de glicemia capilar.
498 medidas antropométricas (peso e altura).
498 cálculos de IMC.
470 orientações sobre escovação e técnica adequada para passagem de fio dental.
302 orientações sobre dengue.