Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/08/15 | Ana Paula Igual - Funap

Excelência Reconhecida

Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania é certificado pela Fundação Banco do Brasil

Programa de Educação para o Trabalho está entre os finalistas de prêmio Fundação Banco do Brasil

Como resultado do trabalho sério desenvolvido no sistema prisional paulista, o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, política social da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária executada pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP, foi certificado como Tecnologia Social pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil. Esta premiação tem por finalidade reconhecer produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

Além disso, o Programa também foi selecionada como finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015 na categoria Gestores Públicos, que objetiva identificar tecnologias sociais desenvolvidas por instituições da administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, que tenham se constituído, ou possam se constituir, em política pública para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

As 18 Tecnologias Sociais finalistas, divididas em seis categorias, foram escolhidas pela Comissão de Seleção, entre as 154 certificadas, segundo os critérios de nível de sistematização, efetividade e resultados quantitativos e qualitativos alcançados pela tecnologia social.

As finalistas serão submetidas, em outubro, à Comissão Julgadora, que será composta por representantes da Fundação Banco do Brasil e das instituições parceiras na realização do Prêmio.

O diretor de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, Fernando Gomes de Moraes, avalia a certificação como “um grande reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido, considerando que o Programa traz efetivas soluções de transformação social de modo inovador e replicável”.

O Programa

Iniciado em junho de 2013, o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De olho no futuro” representa uma nova política pública para o Sistema Prisional Paulista (Resolução SAP nº 136, de 23/09/2014), que visa proporcionar aos reeducandos a participação em atividades que possibilitem mudanças no seu comportamento, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de retorno à vida em sociedade.

Baseado em três eixos básicos: o saber ser, o saber fazer e o saber conviver, o programa realizou desde seu início até julho de 2015 um total de 4.738 atendimentos em cursos profissionalizantes (saber fazer), 5.373 atendimentos em atividades culturais (saber conviver) e 153.477 atendimentos nos módulos que contemplam o “saber ser”.

aasassa
Topo