25/08/15 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa SAP

Cultura e educação no HCTP de Taubaté

Atividades são parte do processo terapêutico

Como já mostrou a Revista SAP em sua oitava edição (http://www.sap.sp.gov.br/revistasap/revista-sap-ed-8_dez-13.html), os hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) da SAP são referência em custódia humanizada. Exemplo disso, o HCTP "Dr. Arnaldo Amado Ferreira" de Taubaté vem fazendo um importante trabalho de reintegração social de seus pacientes através da cultura e da educação. Para realizar esse objetivo, o corpo técnico da unidade fechou parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté, que provê atividades culturais mensais para os internos. Desde o início deste ano, foram realizadas várias ações, como shows musicais e contação de história.

No plano educacional, as aulas tiveram início no último dia 3, com grande entusiasmo. A educação tem prioridade no programa terapêutico do hospital, sendo indicada sempre que o interessado tenha condições de frequentar a escola da unidade, com professores da rede pública estadual. Atualmente, ela conta com 48 alunos, sendo oito da Alfabetização (Anos Iniciais I e II), 25 do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e 15 do Ensino Médio (1º ao 3º). Outros 10 internos fazem aulas pelo Programa de Educação para o Trabalho da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” Funap.

A parceria com a Prefeitura de Taubaté teve início este ano em março, com show do músico André Toledo. Uma vez por mês, é realizada uma apresentação cultural na unidade. Em março, abril e junho foram apresentados ritmos variados pelos músicos Rolando Luis Martines, Marcelo Magno e o já mencionado Toledo. O mês de maio teve contação de história com Edu Lourenço e em julho, foi a vez da festa julina com show musical da dupla Wesley Jordani e Saturno dos Teclados, respectivamente Marcildo Luis dos Santos e José Helio Gaia.

Neste mês de agosto, no último dia 11, as apresentações musicais foram retomadas com show do cantor Alexandre Henrique dos Santos, com a participação de cerca de 70 internos. “Não tem como trabalhar as coisas de forma separada. A pessoa vem para fazer um tratamento num hospital psiquiátrico e tudo é interligado: saúde, trabalho, educação”, ressalta a diretora de educação do HCTP de Taubaté, Andréia Breve.