19/08/15 | CQVidass da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado

Segurança no transito

CQVidass realiza com o apoio da CART palestra objetivando a segurança viária

Palestra do engenheiro de segurança do trabalho da CART, Nivaldo Bautz

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, com apoio da CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, realizou no dia 04/08/2015 uma palestra sobre segurança viária. O evento foi realizado na Sede da Coordenadoria da Região Noroeste e direcionado aos oficiais operacionais (motoristas). O engenheiro de segurança do trabalho da CART, Nivaldo Bautz, deu orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito e direção defensiva.

A palestra teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre o assunto. Os principais temas abordados foram: andar dentro dos limites de velocidade da via, regulagem dos retrovisores, uso do celular pelo condutor, sono, tempo de frenagem, drogas lícitas e ilícitas. Ao final da palestra foi entregue aos participantes um kit educativo composto de folhetos sobre segurança viária, mapa rodoviário do estado e a revista “Caminhos”, publicação bimestral da Concessionária.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes de trânsito. Por ser um problema sério e fazer um grande número de vítimas, já é uma questão de saúde pública. Para a mudança deste cenário se faz necessária educação e adoção de comportamentos que valorizem a vida.

A palestra sobre segurança viária faz parte das ações que o CQVidass realiza junto aos servidores, sempre com objetivo de sensibilizar os participantes quanto à importância da saúde e qualidade de vida.