Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/08/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Prevenção e cuidados em primeiro lugar

Programa Mulheres de Peito encerra a campanha nas unidades da SAP

Atendimento realizado na unidade móvel

O programa bianual Mulheres de Peito, inserido no sistema prisional com a parceria entre Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou as atividades de 2015 nas unidades prisionais.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo e integrante na sociedade desde 2013, o programa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, além de facilitar a realização dele com a dispensa do pedido médico, agendamento ágil e tratamento garantido se o diagnóstico for comprovado.

O atendimento é feito em carretas móveis, que se deslocam por São Paulo e arredores, equipadas com máquinas de mamografia.

Voltado principalmente às reeducandas e servidoras de 50 a 69 anos, sem pedido médico e com apresentação de Cédula de Identidade e do cartão do SUS, a iniciativa fez seu último atendimento no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto. A ação conseguiu atender 2.204 reeducandas, 380 servidoras e realizou 2.584 mamografias, 152 ultrassons e 36 biópsias.

Quem possuir de 35 a 49 anos pode fazer os exames somente com pedido médico da unidade. Abaixo dessa faixa etária, apenas com indicação médica que mencione nódulos ou casos de câncer na família.

Seguindo o cronograma, as unidades femininas da capital seriam as primeiras, no entanto, em outubro de 2014, a SAP foi informada pela SES que uma das quatro carretas da campanha estava instalada na cidade de Rio Claro, e por conta disso, o CRF de Rio Claro foi o primeiro a ser atendido.

“Admiro esta equipe por se disponibilizar a vir aqui para nos atender, levando em conta que muitas pessoas têm medo de se relacionar com pessoas presas. Apesar de já ter sido examinada antes, fiquei bastante satisfeita em poder refazer o exame, pois tenho muitos cistos no seio”, afirma a reeducanda M. M. O.

As servidoras das unidades masculinas também foram atendidas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté; Coordenadoria do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Taubaté; penitenciárias I de Potim e I de Tremembé e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé, o que totalizou 39 atendimentos.

Unidades que participaram da campanha

As penitenciárias femininas de Sant’Ana, Capital, I e II de Tremembé, Pirajuí, Tupi Paulista e Campinas; no CDPF de Franco da Rocha; HCTPs I e II de Franco da Rocha; CPPFs de São Miguel Paulista e Butantan e nos CRFs de Itapetininga, Rio Claro, São José dos Campos e de São José do Rio Preto, onde a campanha foi encerrada.

Os CRFs de Piracicaba, Ribeirão Preto e Araraquara não participaram da iniciativa porque os dois primeiros tinham iniciado as mamografias pela Unidade Básica de Saúde (UBS) quando a ação foi promovida e o terceiro tinha três mulheres, número reduzido para o deslocamento da carreta que atende 50 pessoas por dia, direcionando-as a rede pública.

A Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, inaugurada em 25 de maio, não fez parte do quadro, pois a campanha já estava prestes a ser finalizada. Na próxima edição ela fará parte.

aasassa
Topo