05/08/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto “Perspectivas” é apresentado no II encontro de assistência social da Unesp

Equipe da Penitenciária de Assis é responsável pela ação

O idealizador do projeto, Mauro Sérgio Nunes.

Nos dias 24 e 25 de junho, o projeto “Perspectivas”, criado pelo Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária de Assis foi escolhido para ser apresentado pela primeira vez no II Encontro Regional de Psicologia e Assistência Social – 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis.

O encontro pretende reunir alunos de graduação e pós-graduação, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos e outras profissões que atuam nas políticas públicas de assistência social (Suas), para debater a inserção crítica e ética desses profissionais no âmbito particular do campo social.

O Suas, por sua vez, é um sistema público que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais do Brasil. Ele é um modelo de gestão participativa que articula esforços e recursos nos três níveis de governo, para a execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e idealizador do projeto, Mauro Sérgio Nunes e a equipe do projeto participaram do evento e sanaram dúvidas e curiosidades sobre o projeto expostas em formato de pôster, modalidade utilizada no encontro.

Integrante da unidade desde 2008, o “Perspectivas” pretende despertar e motivar o reeducando para a mudança comportamental e cultural, ao criar consciência diária e reflexiva sobre a realidade e das possibilidades de reintegração social. A ação que já teve 30 edições, conta com a parceria a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), responsável por remunerar monitores presos e atuantes na iniciativa.

Realizado em duas edições anuais em 16 encontros semanais de 4h, são trabalhados dois grupos com 60 reeducandos cada. Os temas abordados são autoestima, família, resgate, trabalho em grupo, companheirismo, vencendo preconceitos, sentimentos contraditórios, domínio próprio, perseverança e superação.

Ao término das aulas, os detentos são encaminhados para outras atividades da unidade, conforme interesses e habilidades, como os cursos de violão, espanhol e informática básica, participação nos projetos Amoarte e Leitura e Produção de texto e oficina de artesanato.

“Quando provocada acerca das nossas escolhas, a vida pode tornar-se reflexiva e as mudanças, a partir daí, podem ocorrer sistematicamente conforme a visão da qual se tem da realidade, mesmo que esse processo seja gradativo. O projeto Perspectivas tem por objetivo ser essa ferramenta de transição, de resgate humano e, sobretudo, de inserção igualitária”, diz o idealizador do projeto, Mauro Sérgio Nunes.

Para o próximo semestre, mais duas turmas estão programadas.

Além da Penitenciária de Assis, o evento reuniu participantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Conselho Regional de Psicologia (CRP).