30/07/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Preocupação com a saúde masculina

Penitenciária I de Potim realiza a 1ª Campanha Preventiva de câncer de próstata

Reeducando realizando exame na enfermaria da unidade

Em 15 de julho, Dia do Homem no Brasil, a Penitenciária I de Potim foi sede da 1ª Campanha de Prevenção ao de câncer de próstata, com a parceria da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da unidade.

Com o objetivo de fazer ações voltadas à saúde masculina na data, o Centro Regional de Saúde da Coordenadoria das unidades da região do Vale do Paraíba e Litoral solicitou a realização de algo que foi atendido em forma de campanha pelo Cras.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é terceira causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo de pulmão e de pele. A partir deste fato, a campanha foi criada e objetiva detectar e prevenir a doença.

Para o diagnóstico é feito o exame de sangue que mede a quantidade da substância antígeno prostático específico (PSA), produzido pelas células da glândula prostática e encontrado no sangue e sêmen. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de PSA e a chance de desenvolvimento aumenta proporcionalmente quando o valor ultrapassa essa medida.

O laboratório da prefeitura de Pindamonhangaba ficou responsável pela análise das amostras de 60 detentos e três funcionários.

As amostras colhidas foram encaminhadas para o laboratório que analisa e depois envia os resultados. Se for constatada alteração, é realizado novamente o exame para confirmação. Confirmada a alteração, o paciente é encaminhado ao profissional médico que fará o diagnóstico, acompanhamento e tratamento adequado.

O pedido de requisição de exames de sangue do Serviço de apoio à Diagnose e Terapia (SADT) – formulário padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para solicitar serviços – foi feito pelo cirurgião-dentista da unidade, José Henrique Marino.

“A iniciativa é a marca que necessitávamos para que os homens se conscientizem da importância do tratamento de saúde. Revelar que os serviços públicos estão acessíveis e lhes garantem o direito à prevenção e aos tratamentos disponíveis, são outras importantes finalidades”, afirma a diretora do Cras, Karina Prates da Fonseca.

Futuramente, palestras para conscientização farão parte de outro projeto implantado, como foi feito com as DSTs, Aids, Tuberculose, Escabiose e Gripe.