Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/07/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Aprendizado + consciência ambiental

CR de Lins realiza cursos voltados ao tema energia

Professor José Aparecido discursando em cerimônia

O Centro de Ressocialização (CR) de Lins entregou em 15 de maio, com parceria do Centro Universitário de Lins (Unilins) e a empresa Schneider Eletric, os certificados de conclusão da primeira turma do curso de elétrica e também encerrou a primeira etapa do projeto contínuo Aquecedor Solar de Baixo Custo.

O curso de elétrica, iniciado em 2015 na unidade, foi ministrado e certificado pela Unilins e objetiva apresentar todas etapas de elaboração de um projeto de instalações elétricas residenciais de baixa tensão, conforme norma NBR 5410:2014, capacitando os detentos para manusear equipamentos de medidas e comandos elétricos.

A ideia de começar as aulas de elétrica surgiu por conta da demanda e do projeto de aquecimento solar observada pelo professor Mestre Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unilins, José Aparecido Silva Queiroz, ministrante tanto do curso como do projeto.

Além de Queiroz, o aluno de engenharia de automação, Jonailton Antonio Calister e o engenheiro elétrico, Leandro de Melo Campeiro auxiliaram no processo de aprendizado de 17 reeducandos nos oito módulos com 120h.

Uma segunda turma, com 20 alunos concluiu as aulas e aguarda a entrega dos certificados sem data confirmada. Há previsão de uma turma após o período de férias.

Projeto Aquecimento Solar de Baixo Custo

A primeira etapa do projeto de aquecedor solar, criado em parceria com a Unilins e iniciada em 2012, entregou os sistemas de aquecimento de água da cozinha e dos banheiros de uma ala do CR. Ele surgiu a partir da necessidade de não possuir o sistema de aquecimento de água na cozinha, banheiros e refeitórios na unidade e tem como principal característica, o baixo custo e facilidade na montagem, além de extensão para os chuveiros.

Atualmente, outra ala está recebendo aquecimento do chuveiro. O projeto consiste em aulas teóricas e práticas para a confecção das serpentinas e instalação de reservatórios que distribuem para os chuveiros. O projeto também visa a conscientização quanto ao consumo da água e energia elétrica e a capacitação dos reeducandos.

O centro universitário disponibiliza profissionais e materiais e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC), Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste e a Juíza Ivana Marcia de Paula e Silva contribuíram com a aquisição de materiais que contou com 34 participantes.

“Através deste projeto o reeducando egresso terá a oportunidade de oferecer este tipo de serviço à população da cidade em que reside, pois estará capacitado para montar o projeto nas residências. Sendo assim, o CR cumpre seu papel na ressocialização dos internos”, ressalta a diretora técnica do CR, Maria Auxiliadora de Paula Meiado.

aasassa
Topo