Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/07/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

P. II de Balbinos continua com ações de remição de pena

Presos do regime fechado são beneficiados com a medida

Andamento da avaliação em sala de aula

A terceira edição do programa “Progredir”, iniciado em 2 de junho e voltado à remição de pena na Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos, concluiu as atividades da sua segunda turma em 2 de julho.

O objetivo do projeto é favorecer o aprendizado através da leitura e proporcionar aos envolvidos a possibilidade de desenvolvimento, auxiliando na responsabilização pelos seus atos e no investimento na reconexão dos laços afetivos e sociais, e tem como parceria a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Criado em 2013 pela diretora técnica da penitenciária, Gislaine Fernandes Constante e pela supervisora técnica, Andrea Suzanne Didier Vidal de Negreiros, a iniciativa foi autorizada pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais (VEC) de Bauru em fevereiro de 2015, após aplicação da versão piloto do projeto na penitenciária. Tanto a penitenciária de Balbinos quanto as demais unidades integrantes desta VEC podem participar.

Até agora o total de 24 detentos foram aprovados entre a edição piloto e a primeira turma, contando com nove desistências durante o processo. No momento, o índice médio de aprovação é de 40%. Esta edição contou com a participação de 24 reeducandos.

Presos do regime fechado, de bom comportamento e que não fazem atividades de remição de pena podem participar do projeto, que convoca em cada turma o total de 30 participantes, o mesmo valor de livros disponibilizados para uso. Somente um raio prisional participa por mês, seguindo sistema de rodízio. /p>

Os títulos disponibilizados para escolha foram “Iaiá Garcia” de Machado de Assis e “Máquina do Tempo” do escritor W.G.Wells.

O projeto é composto por três encontros, onde o primeiro é voltado para a apresentação da proposta, o segundo (após 15 dias), é a oficina de leitura dedicada à sanar dúvidas e no último é realizada a avaliação em formato de resenha.

O prazo estabelecido para concluir a leitura é de 30 dias. A correção da resenha é feita com o uso dos critérios estética, limitação ao tema e fidedignidade. Para cada 30 dias de leitura são remidos quatro dias de pena, sendo permitida somente aos reeducandos que tiverem a pontuação na prova, acima de cinco. Com o processo concluído é instruído um expediente para remição e encaminhado para a 1ª VEC de Bauru, aguardando aprovação.

Por estar em fase de correção, os resultados das avaliações ainda não foram contabilizados.

O diretor do Centro de Trabalho e Educação, Marcos Roberto Cury, a diretora técnica Gislaine e o professor voluntário da Escola Estadual Antonio Lopes de Balbinos, que leciona na unidade, Anderson Steiner dos Santos participam dos encontros.

“O Projeto é pequeno e até modesto, mas acreditamos na leitura como o braço mais forte da educação ressocializadora, a qual devemos incentivar e prestigiar, considerando em especial que a missão da SAP é justamente essa: dar condições para que o reeducando busque a sua reintegração social”, diz a diretora técnica Gislaine.

A próxima turma se iniciará na primeira quinzena de agosto.

aasassa
Topo