Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/07/15 | Sônia Pestana - Coremetro

Educação presente no dia todo

Unidade prisional, Parada Neto, abre novas turmas para curso noturno

Aula em andamento no período noturno

Não é por falta de opção que os reeducandos da Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos I ficarão fora da escola. Além das aulas nos períodos matutino e vespertino, a unidade prisional reservou, a princípio em caráter experimental, também o período noturno para a aplicação de aulas, pelo sistema de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A escola vinculadora E.E. Francisco Antunes Filho, localizada no Parque Cecap, em Guarulhos, é a responsável pelo controle dos cinco professores envolvidos com o novo projeto.

Atendendo às expectativas dos sentenciados da unidade do regime fechado, principalmente aqueles que exercem atividades laborterápicas durante o dia, foram implantadas quatro novas turmas do EJA, Ciclos I e II no primeiro semestre de 2015, envolvendo os reeducandos dos raios II e III. As aulas acontecem no período noturno, das 19 às 23 horas, e cerca de 100 presos estão matriculados.

Na maioria das vezes, os sentenciados não completam o ensino fundamental e muitos há tempos largaram a escola. O curso noturno vem na medida da necessidade de todos. Nos planos da direção da Penitenciária estão a ampliação das turmas para o horário noturno, também para o Ensino Médio. Paralelamente, até o final do ano letivo esperam contar com as mesmas estruturas de cursos, com aulas noturnas, na escola do semiaberto.

Os arranjos para a implantação do novo horário de aulas exigiram organização e empenho de todos. Dentre essas adequações, uma chama atenção pela prontidão: o controle das novas turmas exigiu a alteração de horário de trabalho de um Agente de Segurança Penitenciária, que passou a trabalhar das 14 às 23 horas.

Se depender dos índices de aproveitamento alcançados com as primeiras turmas, os cursos noturnos terão vida longa. Levando em consideração as questões administrativas, estruturais e pedagógicas, para a direção do Centro de Trabalho e Educação, a avaliação dessa primeira experiência é positiva, sobretudo diante da aprovação dos 53 alunos nos seus respectivos ciclos de estudo.

aasassa
Topo