03/07/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidade prisional de Guareí realiza mais um café filosófico

A reflexão fez parte do ambiente na segunda edição do evento

Momento de andamento do programa

A Penitenciária Nelson Vieira de Guareí sediou em 10 de junho o 2° Café Filosófico, promovido em parceria com a escola estadual do município vinculada, Coronel Castanho de Almeida. Reeducandos do ensino médio, membros da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), da Prefeitura Municipal e eclesiástico foram o público alvo do evento.

O objetivo do encontro é proporcionar ao detento a possibilidade de interagir com as realidades atuais a partir de uma análise filosófica, além de estabelecer diálogos entre todos os convidados.

A ideia surgiu a partir do programa Café Filosófico da TV Cultura, pelo docente do programa governamental, com parceria da SEE Educação nas Prisões (PEP), Luiz Augusto da Silva, que adequou o formato para o sistema prisional e contou com apoio do diretor do Centro de Trabalho e Educação, Carlos Alberto de Almeida.

Em junho de 2014, a primeira edição foi realizada com a palestra “Educação, Ética e Cidadania”, ministrada pelo bacharel em Filosofia e professor da Escola Estadual Coronel Castanho de Almeida de Guareí, Marcus Rafael Rodrigues.

Neste ano foi o Padre da Diocese de Itapetininga, formado em Teologia e Filosofia e que já atuou por seis anos na rede pública com filosofia, Antônio Roberto Rodrigues Pais quem conduziu o tema “A Cidadania na Formação dos Seres Humanos”, aos participantes.

“Acredito que a iniciativa é extremamente positiva, principalmente considerando que o participante, sem exceção, tem a oportunidade de manifestar suas ideias e modo de pensar, em relação ao tema proposto, gerando um debate produtivo e voltado a contribuir para a reintegração social da pessoa presa”, ressalta o diretor técnico Wagner Baptista.

A unidade pretende fazer uma terceira edição do café filosófico, porém sem data definida.