Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/06/15 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP em alto e bom som

Hino oficial da Secretaria da Administração Penitenciária foi lançado em cerimônia que reuniu autoridades e servidores

O Theatro São Pedro, localizado no bairro de Campos Elíseos na capital paulista, emprestou o glamour de suas instalações para um evento que entrará na história do sistema prisional: o lançamento oficial do Hino da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Na manhã de quinta-feira (25/6), o Grupo de Sopro e o Coral da Orquestra Sinfônica do Conservatório Musical de Tatuí – sob a regência do maestro João Mauricio Galindo – fizeram uma apresentação especial para a plateia formada por servidores da Secretaria, que lotaram o plenário da casa.

A cerimônia foi organizada pela Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” e a Assessoria de Imprensa da SAP, em parceria com as Secretarias Estaduais da Cultura, Educação e de Planejamento e Gestão; Theatro São Pedro; Instituto Pensarte; Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da SAP.

No evento o secretário SAP, Lourival Gomes, destacou a importância de um hino que represente a Pasta e seus servidores, pois enaltece o trabalho das categorias profissionais que nela atuam, sem se esquecer das raízes que sedimentaram o que hoje é o sistema prisional paulista. “Sou apenas o idealizador do concurso que escolheu o hino. Todo o mérito deve ser dado a quem se envolveu diretamente na escolha da letra e, principalmente, ao autor do poema”, disse Gomes. “Tenho a fazer, um agradecimento especial ao Conservatório de Tatuí que, desde o primeiro contato, não mediu esforços para atender à solicitação de musicar nosso hino”, elogiou.

Na cerimônia, o secretário assinou a Resolução-SAP, nº123/2015, que torna obrigatória a execução do hino da SAP, em todos os eventos oficiais da pasta e de órgãos vinculados.

O Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí, Professor Erik Heimann Pais fez uma breve conferência sobre a letras do Hino Nacional Brasileiro, explicando cada uma delas, até se chegar à versão oficial que todos conhecem; também contextualizou a evolução histórica da SAP, até chegar aos detalhes do poema que se transformou no hino. No final da apresentação, o coral desceu à plateia e cantou o hino da Secretaria junto com o público.

Ideologia

A criação de um hino que representa a SAP foi ideia do próprio secretário Lourival Gomes; ele também havia sugerido outro concurso que escolheu o “logo” da Secretaria. Fundamentado no sucesso do concurso do Logo, o secretário autorizou a realização da competição – voltada somente para servidores da SAP. O vencedor foi o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Ademir de Moura Leal, que trabalha na Penitenciária "João Augustinho Panucci" de Marabá Paulista. A letra escrita por ele concorreu com cerca de 60 outras sugestões, provenientes de várias unidades prisionais. “A difusão do hino tem o objetivo de enaltecer o trabalho de seu corpo funcional, valorizando o esforço diuturno para prover segurança e reintegração social promovido pelos servidores”, ressaltou Gomes.

Além do secretário Lourival Gomes, também estavam presentes o Chefe de Gabinete da SAP, Amador Donizeti Valero, que prestou homenagem ao diretor da Penitenciária de Marabá Paulista, Silvio João Gonçalves, unidade onde o vencedor do concurso trabalha, ASP Ademir Moura Leal, e ao coordenador de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado, Roberto Medina, pelo empenho em divulgar o concurso. O secretário adjunto da SAP, Luiz Carlos Catirse, homenageou o diretor administrativo e financeiro do Conservatório de Tatuí, André Nunes Fernandes (que representava o diretor executivo Henrique Autran Dourado), em reconhecimento ao valoroso apoio dado pelo Conservatório à Secretaria da Administração Penitenciária.

O assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí, Antônio Tavares Ribeiro (autor da melodia e harmonia do Hino da SAP) e o autor da letra, agente de segurança, Ademir Moura Leal receberam homenagens do Secretário Lourival Gomes.

aasassa
Topo