29/06/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Incentivo à produção de ideias

Presos de várias unidades prisionais recebem incentivos à leitura

Reunião do Clube de Leitura na Penitenciária de Assis

O livro O menino e a árvore escrito e desenhado pela reeducanda C.V.G.

As unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), no período de abril a junho, investiram em iniciativas voltadas à leitura e produção de texto.

Em abril, na semana de 17 a 23, é comemorado no estado de São Paulo a “Semana Estadual de Incentivo à Leitura”. O Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste, responsável pelas ações educativas no sistema prisional, levou a proposta para as unidades elaborarem atividades voltadas à semana.

Palestras, produção de cartazes e resenhas, clubes de leituras, concursos de redação, peças teatrais e exibição de filmes foram algumas das atividades realizadas ao longo do período, contando com o apoio da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap), ONGs e escolas da rede estadual de ensino, como parceiras.

“Ações como essas são de grande importância para o enriquecimento educacional e cultural. Aproveito o ensejo para agradecer a colaboração e o empenho de todas as unidades prisionais envolvidas”, agradeceu o diretor do Grate, Janser Ricardo Gonçalves.

Outra iniciativa que ocorreu de 4 a 19 de maio foi a introdução da primeira turma do projeto Clube de Leitura na Penitenciária de Assis, implantado como plano piloto da regional da Funap de Presidente Prudente, a coordenadora, com parceria da Editora Companhia das Letras e do Centro de Trabalho e Educação da unidade.

Com a disponibilização de 20 exemplares de um livro à escolha da editora, que neste caso foi a história em quadrinhos Persépolis da escritora e ilustradora franco-iraniana Marjane Satrapi, a unidade selecionou 20 reeducandos para participar.

Em seguida, a monitora da Funap, Adriana Moreira Cunha compareceu ao local, distribuiu os livros e explicou o projeto. Os reeducandos têm um mês para a realização da leitura, além de discutirem o assunto em cinco encontros com os integrantes do programa e ao final do período, a monitora retorna à unidade e aplica a avaliação individual em formato de resenha, encaminhada à uma bancada examinadora.

Os livros foram devolvidos à entidade, para uso posterior de outra turma.

No mês seguinte a penitenciária receberá mais 20 livros, para realizar a segunda edição com outros reeducandos. O projeto está em análise para futura proposta de remição de penas.

A produção literária fez parte também das ações de incentivo à leitura na Penitenciária de Campinas. No dia 27 de maio, ocorreu o lançamento do livro “O Menino e a Árvore” escrito pela detenta Camila Viana Gallindo.

A reeducanda conseguiu lançar o livro através do contato com o pastor da Igreja Batista Biblica de Campinas, José Satiro Sobrinho que se interessou pelo resultado e firmou parceria com a Editora Veredas, por meio do responsável Abdênago Lisboa Junior. Tanto a escrita, como as ilustrações foram feitas por Camila. Todo o processo de confecção, revisão do livro e reuniões foi acompanhado pelas diretorias de educação e de reintegração e pela diretora Daniele de Freitas Melo.