29/06/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Curso de Instalação Hidráulica é concluído na PII de Sorocaba

Reeducandos aprenderam a montar sistemas para armazenar fluídos

Reeducandos montando sistema de instalação

A Penitenciária II Dr. Antônio de Souza Neto de Sorocaba realizou nos dias 15 e 16 de junho deste ano, as aulas da primeira turma do curso de Instalação Hidráulica.

O Neotropica – Instituto de Educação e Ciências Aplicadas e a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) da regional Sorocaba foram os parceiros da iniciativa, que habilitou 26 reeducandos do regime semiaberto atuantes nas áreas de manutenção predial, jardinagem, almoxarifado, limpeza e administrativo.

Atualizado com as tecnologias de ponta no mercado, o curso conta com novidades em instalações de água quente e termofusão com apostilas, aulas práticas e didáticas. No encerramento é aplicada a avaliação, composta por uma prova dissertativa e outra prática.

Docente da Neotropica e técnico em instalações hidráulicas, Carlos Roberto da Silva foi o responsável por lecionar nos encontros onde utilizaram apostilas, kits didáticos e ferramentas de instalação hidráulica como termofusora, tubos, conexões, morsa, tesoura especial e cola.

A grade curricular é composta pelas matérias introdução à hidráulica, ferramentas, a rede hidráulica, pressão, vazão, velocidade, perda de carga, golpe de aríete, caixa d’água, planejamento hidráulico, execução da rede, junta soldável, junta roscável, junta soldável-PVC esgoto, águas pluviais, vazamentos, orçamentos, água quente, termo fusão-PPR, reparos PPR.

“A proposta desta unidade prisional é proporcionar ao reeducando, condições para que possa sair melhor do que entrou, ter conhecimentos e aprendizados. Para isso, o curso de instalação hidráulica foi ofertado a eles, disponibilizando conhecimentos teóricos e práticos, certificação e auxiliando no processo de ressocialização, colocando esses conhecimentos em prática na própria penitenciária, ao fazer reparos e instalações” afirma o diretor técnico da penitenciária, Marcelo Serroni Persike.