19/06/15 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducando do CR de Rio Claro fica em 6º lugar em concurso internacional de arte

O concurso é direcionado somente a pessoas presas e teve a participação de 27 países

Obras realizadas pelos três reeducandos participantes do Concurso Internacional de Arte de Pessoas Presas de Berlim

Três reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos” de Rio Claro participaram do 3º Concurso Internacional de Arte de Pessoas Presas de Berlim, oferecido pela organização Art and Prison e. V. que é uma iniciativa internacional promovida por diversos artistas.

A premiação contou com 211 participantes de 27 países e teve como tema “meio metro quadrado de liberdade”, o preso J.A.S do CR alcançou a colocação de 6º lugar e recebeu como prêmio 100 euros e um certificado de participação.

Os trabalhos podiam ser enviados para a Alemanha até o dia 30/09/2014 e os resultados foram divulgados no começo de fevereiro deste ano, através do site da instituição. O objetivo da Art and Prison é incentivar artistas globais para contribuir de forma concreta e criativa para melhorar a situação no mundo da prisão, garantir a atenção para a vida atrás das grades e ser um fórum para promover e integrar socialmente pessoas deixadas a margem da sociedade.

As obras deveriam ter 60 x 80 centímetros e o brasileiro premiado utilizou como material papel canson A3, lápis de cor e caneta esferográfica. O anúncio foi realizado em uma pequena cerimônia realizada na unidade e, quando descobriu que havia ganhado, o reeducando ficou nervoso, com as mãos trêmulas e suando. Após o impacto agradeceu a todos os professores e especialmente a outro interno que o estimulou a desenhar, pois ele estava desaminado e descrente de seu talento.