Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/06/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Cuidado com a saúde dos pequeninos

PF de Tupi Paulista firma parceria para realização de testes auditivos em recém-nascidos da unidade

Realização do exame em recém-nascida

A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista em parceria com o Centro de Saúde do município local, realizou pela primeira vez internamente em 1°de junho deste ano, a Triagem Auditiva Neonatal, conhecida também como Teste da Orelhinha. O exame tem a finalidade de identificar a existência da deficiência auditiva nos primeiros anos de vida de bebês.

Por meio da parceria, a unidade receberá a visita da fonoaudióloga Cleire de Almeida Beretta a cada 60 dias, para atender a demanda da ala de amamentação. Na última visita, a profissional realizou o procedimento em 13 bebês, entre um e cinco meses.

De acordo com o Ministério de Saúde, a surdez é uma das doenças de incidência no Brasil. Os dados apontam que o índice de surdez em toda população é de uma a duas pessoas, para cada 1000 nascidos vivos. Por esse motivo, o teste da orelhinha é obrigatório e serve como prevenção para os cuidados auditivos e deve ser feito de preferência nos três primeiros meses de vida.

O teste é realizado com o uso do aparelho de emissões otoacústicas, que emite sons de fraca intensidade e capta com uso de fone de ouvido, as respostas produzidas pela orelha interna do bebê, as quais são impressas em forma de gráfico e anexadas no laudo do exame.

Este procedimento não causa dor ou desconforto, pode ser feito enquanto dorme ou no colo da mãe e dura em média cinco minutos. O diagnóstico e o tratamento precoce são determinantes para a aquisição da linguagem oral das crianças.

“Através desta grande parceria será possível detectarmos qualquer tipo de problema auditivo precocemente, iniciar o tratamento e garantir que os sons façam parte da vida do bebê, possibilitando a interação, o contato e o conhecimento”, afirma a diretora Adriana Alkmin P. Domingues.

aasassa
Topo