Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/06/15 | Sonia Pestana - Coremetro

Ações de Reintegração Social na Penitenciária de Parelheiros

Projeto Cantinho da Criança aproxima reeducando de familiares

O dentista Waldemir Francisco V. Júnior ministrou a palestra sobre higiene bucal

A partir da necessidade de promover atendimento social aos familiares de presos, a Penitenciária ASP Joaquim Fonseca Lopes, de Parelheiros, implantou o Projeto Cantinho da Criança. O objetivo é promover a reintegração social por meio do fortalecimento da qualidade do vínculo familiar dos reeducandos, sobretudo no relacionamento com os filhos.

Em um ambiente decorado com temas infantis, a unidade prisional abriu, desde março deste ano, espaço no pavilhão educacional. A princípio, as ações acontecem um domingo por mês, das 13h às 14h30, durante o dia de visitação carcerária.

A ideia é promover um rodízio entre as duas alas prisionais. Segundo a direção da unidade, nas três primeiras ações, realizadas em março, abril e maio deste ano, o Cantinho da Criança contou com o apoio de 22 crianças e 48 adultos.

De acordo com Michelle Micheletti, assistente social da unidade prisional, o convite é feito aos sentenciados de cada ala com duas semanas de antecedência. O projeto já conta com 36 presos que estão envolvidos diretamente na divulgação. Eles são vistos como disseminadores do evento pois, de forma voluntária, divulgam o evento a seus familiares ao mesmo tempo em que controlam a lista de interessados a participar dos encontros, atendendo somente uma exigência: os participantes devem ter filhos na faixa dos três aos 12 anos.

Um dos pilares do Projeto Cantinho da Criança é justamente o desenvolvimento de valores, quanto ao cuidado e proteção integral às crianças. Ao mesmo tempo, segundo Micheletti, o projeto proporciona a convivência do grupo familiar com o monitoramento dos profissionais especializados em um ambiente diferenciado, além da interação com outros grupos familiares, o que estimula a troca de experiências.

Ação e reação

Dentre as atividades desenvolvidas atualmente no projeto, destaca-se a palestra do dentista Waldemir Francisco Vieira Júnior, sobre higiene bucal. Em complemento à palestra, as crianças contaram com a apresentação do desenho animado sobre higiene bucal (veja o link – https://www.youtube.com/watch?v=5UqFFkmy-qw

Na sequência, ações práticas foram desenvolvidas entre pais e filhos. Paralelamente, as mães recebem orientação sobre os cuidados com a dengue e manipulação de alimentos, diretamente do enfermeiro André Gonçalves de Sousa, Diretor Técnico do Núcleo de Atendimento à Saúde da Penitenciária.

Quanto aos resultados, Odirlei Arruda de Lima, diretor da unidade prisional, diz que o Cantinho da Criança já é uma importante atividade para o processo de reintegração social. “O fortalecimento do vínculo familiar, focado nas crianças, desperta o sentimento da figura paterna e da responsabilidade desse papel”, explica Lima. E acrescenta, “nossa expectativa é que sentimento da paternidade responsável alivie o sofrimento do condenado e venha dar base para uma vida familiar equilibrada, quando egresso do sistema prisional”.

O Projeto Cantinho da Criança só foi possível graças ao envolvimento dos funcionários no evento. Para manter a sincronia nas informações e ações da unidade, todos os servidores são convidados a visitar o espaço especialmente montado na área educacional.

Sergio Takayuki Shimada, Agente de Segurança Penitenciária na unidade, revela que esse projeto ampliou a ideia que ele fazia da reeducação a partir das escolhas. “A distância física não impediu a família de se unir, fortalecendo os laços afetivos", ressalta.

Muitas ações implantadas foram feitas a partir de sugestões práticas dos próprios funcionários que participaram direta e indiretamente do projeto, quer na obtenção de material didático, organização do espaço ou controle dos reeducandos envolvidos. Estão nos planos futuros o envolvimento da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na promoção e diversificação de palestras, bem como a criação de novas atividades para o público infantil.

aasassa
Topo