30/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Sistema prisional é debatido em evento do Conselho Regional de Psicologia de SP

Apresentação teatral de reeducandos e palestras de coordenador e diretor da SAP abriram o IV Encontro Estadual de Psicologia e Sistema Prisional

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Juiz Jayme Garcia dos Santos Junior participou do debate

Deslegitimar o discurso do endurecimento penal propondo novos modos de compreensão desse fenômeno e de intervenção no contexto do cárcere. Com esse objetivo, o IV Encontro Estadual de Psicologia e Sistema Prisional está debatendo os direitos das pessoas encarceradas e as políticas públicas com juízes, psicólogos, pesquisadores, defensores públicos, dirigentes de associações e técnicos.

O evento começou nesta quinta-feira 29/09, no auditório Franklin Covey Brasil, no bairro do Brooklin, na capital paulista e, no final da tarde de hoje, 30/09, serão fechadas em plenária as linhas de um documento-síntese das discussões.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) marcou presença no primeiro dia do evento com a participação do Coordenador de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Mauro Rogério Bitencourt, e do diretor do Centro de Políticas Específicas, André Luzzi de Campos, em palestras pela manhã e à tarde. Ainda na parte da manhã apresentou-se o Grupo de Teatro “Do Lado de Cá”, formado por reeducandos e egressos que estão ou estiveram na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos.

Eles apresentaram a peça “O Dia que a Casa Caiu”. A obra, interativa, é formada por esquetes com situações reais vividas por detentos e ex-presidiários, em que os atores colocam-se nos papeis de opressores e oprimidos. Após as apresentações, pessoas da plateia são convidadas a se colocar no lugar do oprimido e buscar saídas diferentes para as situações.

Como explica o diretor de teatro Jorge Spinola, “Assim como na vida real, quem tem que ‘rebolar’ para mudar a ação é o oprimido, não o opressor”. E complementa: “Durante a oficina de preparação da peça, os atores tomaram consciência da realidade, assim como quem participa do Fórum [a parte interativa do espetáculo] e vivencia na pele a situação”, reforça.

Presente ao evento, a psicóloga Sueli Fonseca Rosa e Silva viu primeira vez o uso da técnica de Teatro-Fórum com reeducandos – ela já conhecia o uso no tratamento de alcoolistas e viciados em drogas. Segundo a psicóloga, é uma ferramenta que ajuda na reflexão, pois a pessoa se coloca no lugar do outro. “A gente consegue ver a situação como um todo”, explica a profissional. Para Valdinei Araujo de Freitas, diretor técnico de Trabalho e Educação da unidade prisional, os reeducandos participantes abraçaram o projeto e mudaram com isso a sua postura de vida.

Emerson Martins Ferreira, reeducando do regime semiaberto, explica que entrou na criminalidade como “um atalho para realizar seus sonhos”. Com a condenação percebeu seu erro e declara: “agora peguei o caminho certo. Já dei entrada na papelada para começar a trabalhar fora da unidade como garçom e me estruturar financeiramente para realizar meus planos” planeja. O teatro foi importante também para prepará-lo a desempenhar uma de suas futuras novas atividades: a de palestrante motivacional, mostrando que é possível superar um tropeço de maneira positiva.

Para Fabrício Martins Ferreira, egresso há um mês, mas que continua participando do grupo como voluntário, “não adianta o Estado abrir as portas para a gente e a sociedade mantê-las fechadas”, ressalva.

Essa foi a terceira apresentação do grupo “Do Lado de Cá” fora da Penitenciária, em oito meses de atuação. O grupo encara como missão levar adiante o diálogo sociedade-cárcere. Como declaram Fabrício, Emerson e os outros seis atores durante a cena, em coro: “Nós não desistimos dos nossos sonhos”.

IV Encontro Estadual de Psicologia e Sistema Prisional

Grupo Teatral “Do Lado de Cá”

Coordenação:
•  Jorge Spinola (diretor);
•   Igor Rocha (educador da Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos);
•  Valdinei Araujo de Freitas (diretor técnico de Trabalho e Educação da unidade).

Elenco:
•  Jefferson M. Camargo;
•  Luis Carlos Dias;
•  Rafael de Souza Tito;
•  Roberto Olímpio Souza da Silva;
•  Radamés Moura Matos;
•  Wellington Galdino Souza Lima;
•  Demetrio Coelho da Silva;
•  Fabrício Araujo da Silva;
•  Emerson Martins Ferreira.

•  Programação do evento
•  Reportagem sobre a primeira apresentação do grupo