Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/06/15 | Beatriz Trevizoli

A SAP na luta contra a homofobia

Com o objetivo de descontruir preconceitos, a SAP promoveu palestra para servidores

A palestrante Deborah Malheiros (Arquivo Pessoal_Facebook)

Foi realizada no dia 29 de maio, uma palestra por videoconferência, com o tema “Desconstrução de preconceitos: SAP na luta contra a homofobia”, através da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) e da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), que teve como objetivo conceituar e contextualizar a questão LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), visando a aceitação e o combate à homofobia.

A palestra foi ministrada por Deborah Bittencourt Malheiros, que é psicóloga desde 1985, com especialização em psicologia clínica, e possui uma série de experiências no ramo. Ela já esteve na Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual e atualmente está na Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC) do Estado de São Paulo. A videoconferência com a especialista foi mais uma iniciativa no sentido de difundir boas práticas contra a homofobia no sistema prisional.

A intermediação no evento foi feita por Vanessa Bareta, diretora do Centro de Políticas Específicas da CRSC.

Dentre os assuntos destacados, a palestrante ressaltou o Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia, que ocorre no dia 17 de maio e também o evento que será realizado pela 19° Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, a Parada Gay, em 07 de junho.

Durante a videoconferência, perguntas puderam ser enviadas para um endereço eletrônico e para um número pelo aplicativo WhatsApp, e foram esclarecidas no final da palestra.

Entre as perguntas, uma teve um peso maior: de que maneira os servidores poderiam perguntar, em um atendimento ao público, a orientação sexual de uma pessoa? “Devemos ser objetivos: Qual a sua orientação sexual? Ou ainda perguntar a maneira pela qual a pessoa prefere ser tratada”, esclareceu a palestrante.

aasassa
Topo