26/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Onde estão os meus passos?

Tetraplégica, a Deputada Federal Mara Gabrilli faz palestras em presídios e fala sobre as dificuldades dos portadores de necessidades especiais

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

A reeducanda Catilaine Bezerra, após homenagem à Deputada Mara Gabrilli

A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Secretaria da Cultura e apoio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), levou mais uma vez para dentro das unidades prisionais a Deputada Federal Mara Gabrilli com sua palestra: “Derrubando Barreiras”. O evento que teve seu retorno no Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan, dia 19/09, foi marcado por grande emoção e trouxe uma nova perspectiva de vida às presas presentes.

A publicitária, psicóloga, ex-secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, ex- vereadora na Câmara Municipal de São Paulo e atual Deputada Federal sofreu há 15 anos, um acidente de carro que a deixou tetraplégica, ou seja, impossibilitada de mexer do pescoço para baixo. Passou cinco meses internada, sendo dois deles em respirador artificial e começou nesse momento aquela que seria a maior batalha da sua vida, lutar pelos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE).

Contando suas experiências de vida, dificuldades e vitórias ela passou sua mensagem para cerca de 220 reeducandas que estavam presentes na apresentação. Elas puderam conhecer um pouco mais, não só do trabalho desenvolvido pela deputada, como sobre o universo dessas pessoas, que como citou Mara, podem estar “presas” aos seus corpos, mas acreditam e seguem em frente.

Ainda segundo Gabrilli, o Brasil possui hoje cerca de 30 milhões de portadores de necessidades especiais, muitos deles vivendo em “prisão forçada”, sem o direito civil de ir e vir, sem muitas vezes poder fazer parte da sociedade em si. “Existem espaços muito mais aprisionantes do que a gente imagina”, reflete Mara.

A palestra teve também a exibição de um vídeo pessoal da deputada, mostrando fases da sua vida antes de sofrer o acidente e dentro do processo de recuperação e superação, como em seus ensaios de modelo, já deficiente.

Para encerrar o evento houve a homenagem da reeducanda Catilaine Bezerra cantando junto a uma plateia emocionada o louvor Ressucita-me, da cantora Aline Barros, e a oportunidade de interação em que as presas puderam fazer suas perguntas à palestrante e tirar fotos registrando o momento, que certamente ficará para sempre em suas memórias, assim como a frase: “Quanto mais eu ouso ser feliz, mais possibilidades eu tenho”, da Mara Gabrilli.

As próximas unidades que participarão do Circuito de Palestras são:

24/10 - Penitenciária Feminina de Sant’anna
07/11 - Centro de Progressão Penitenciário Feminino de São Miguel Paulista.