Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/04/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de Itapecerica da Serra implanta técnicas de economia

Programa Melhoria do Gasto Público serviu como base

Com o objetivo de implantar a economia na unidade, o Centro de Detenção Provisória (CDP) ASP Nilton Celestino de Itapecerica da Serra vem colocando em prática os projetos internos de reaproveitamento de água e energia elétrica, a partir da inserção do Programa Melhoria do Gasto Público do Estado de São Paulo, iniciado em 2012.

O programa estadual serviu como base para a Comissão Interna de Acidentes Pessoais (Cipa) praticar as seguintes ações:

- Conscientização de funcionários e detentos sobre o uso racional de água e energia elétrica.

- Adequação no sistema elétrico no setor de Regime de Cela Disciplinar (RCD)/inclusão;

- Substituição de 105 lâmpadas incandescentes de 60W por lâmpadas compactas fluorescentes de 14W;

- Substituição de 45 lâmpadas mistas de 250W por lâmpadas fluorescentes de 59W;

- Intensificação dos reparos voltados a corrigir os vazamentos de água por meio de força tarefa, envolvendo os setores de manutenção, almoxarifado e finanças;

- Substituição de 104 lâmpadas fluorescentes de 32W por 21 lâmpadas fluorescente compacta de 59W;

- Troca de 25 torneiras convencionais pelas de desligamento automático;

- Aditamento de contrato com a AES Eletropaulo, que entrou em vigor em dezembro de 2012 e garantiu a economia em 2013 de R$ 25.966,08.

A ideia do projeto de captação de água foi feita pela Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro). Entretanto, para adequar a realidade do presídio, o projeto foi modificado para atender a demanda e especificações estruturais da unidade.

A meta do CDP é reservar 100 mil litros de água vindos do aproveitamento da chuva, que será utilizada pelos pavilhões habitacionais e prédio administrativo. No total, a unidade consegue armazenar 15 mil litros, 10 mil no pavilhão I e 5 mil que atendem o pavilhão de Medida Preventiva e de Segurança Pessoal (MPSP) e enfermaria.

Segundo o diretor técnico Claudinei Teixeira de Souza, o objetivo de chegar aos 100 mil litros deve ser alcançado dentro de seis meses.

O sistema implantado consiste na captação de água da chuva coletada para a superfície do teto da unidade prisional, direcionando-a ao reservatório de armazenamento. A mesma água é disponibilizada por meio de tubulação ao pavilhão habitacional para ser utilizada na limpeza do pátio, descarga e lavagem de roupas.

O investimento para captação e reserva de 10 mil litros é de aproximadamente R$ 4.200.00, preço atribuído apenas ao material, pois a mão de obra foi feita por presos e servidores da unidade prisional.

Quanto ao projeto de energia elétrica, criado internamente, é trabalhado desde 2012 e busca economia e eficiência sem desperdício.

Ele começou com a conscientização dos servidores e depois ocorreu as trocas de 340 lâmpadas mistas ou incandescentes por 196 compactas econômicas. São 144 lâmpadas a menos e ainda eliminaram custo com a troca de reatores,

O corredor administrativo é um exemplo. Inicialmente possuía 28 lâmpadas de 32W e reatores que foram substituídos por cinco compactas de 58W, trocadas recentemente pelas de 30W, o que gerou maior economia sem perda da qualidade de luminosidade.

Outros projetos que visam a economia já foram desenvolvidos no CDP, inclusive alguns deles concorreram ao prêmio Mario Covas como o “Fazer mais com Menos”; o “Retomando o Caminho” e o “Coleta Seletiva”.

Na 10º edição do prêmio, em 2013/14, o “Projeto Coletando o Bem”, composto por trabalho de reciclagem feito pelos reeducandos da unidade ganhou premiação por menção honrosa.

“Os projetos elaborados por esta unidade prisional têm a participação direta dos servidores, em especial, os responsáveis pela manutenção, pela Cipa e pelo Agente Valdenildo Pinto da Silva, que nos representa como Guardião da Economia junto à SAP”, comenta Souza.

aasassa
Topo