Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/04/15 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Oferecimentos Literários de Espanha

Consulado da Espanha em SP e SAP celebram parceria no Dia Internacional do Livro

Clique para ver mais fotos

Pressione para ver mais fotos

Obras doadas comporão acervo da maior biblioteca prisional do estado


Clique aqui p/ ver o video

A Sede da Secretaria da Administração Penitenciária em Santana, na capital paulista, foi palco de uma celebração especial em comemoração ao dia Internacional do Livro, no último dia 23/04. O Consulado Geral da Espanha fez uma doação inédita de 1.200 livros, arrecadados entre a Editora Planeta Brasil e o Instituto Cervantes em São Paulo, em espanhol e em português.

As obras se juntarão ao acervo da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva" de Itaí, que desde 2006, é destinada exclusivamente a presos estrangeiros. Atualmente, abriga 1.267 detentos de 86 nacionalidades. Graças à iniciativa do Consulado Geral da Espanha em São Paulo, o acervo do presídio de Itaí, que já é o maior entre 162 unidades prisionais, terá 18.785 obras em 36 línguas.

O cônsul geral da Espanha, Ricardo Martínez Vázquez, ressaltou em sua fala que a Administração Penitenciária foi a primeira Secretaria com que ele efetuou parceria quando chegou em São Paulo, há dois anos e meio, e que a realização do evento era uma celebração dessa relação tão harmoniosa. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, também destacou a importância da parceria e a generosidade do Consulado Espanhol, que irá beneficiar não só os atuais 34 presos espanhóis lá abrigados, como também os de outras nacionalidades que têm o espanhol e o português como primeiro idioma.

Estiveram presentes à cerimônia, além do secretário e do cônsul da Espanha, o secretário adjunto da Administração Penitenciária, Luiz Carlos Catirse; chefe de gabinete da Pasta, Amador Donizete Valero; cônsul geral do Equador, Luis Wladimir Vargas Anda; cônsul geral do Peru, Arturo Jarama; diretor do Instituto Cervantes, Juan Carlos Vidal; diretor geral da Editora Planeta Brasil, José Maria Calvin; coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza; coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Hugo Berni Neto; Mauro Rogerio Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania; assessores de Cooperação Internacional da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Andrey Pereira Brito e Danielle do Prado; diretor da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, Fernando Ricardo Renesto; delegado assessor da Polícia Civil Nelson Rodrigues; diretora da Escola de Administração Penitenciária, Leda Maria Gonzaga; superintendente de Qualificação Profissional, representando Lúcia Casali, diretora executiva da Funap, Maria Celina Pedroso Alves; dirigente da Assessoria Técnica de Gabinete, Mariana Noemi Pina; entre outras autoridades, funcionários e colaboradores da SAP e das instituições parceiras.

aasassa
Topo