Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/04/15 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha “Vista Esse Lenço Com Olga” leva doações arrecadadas para as instituições

Visando ajudar o próximo, campanha recebe 500 lenços para encaminhar à Hospitais

Olga participa da entrega de lenços para a entidade '"Anna Marcelina de Carvalho"

A campanha “Vista Esse Lenço Com Olga” encerrou a arrecadação de lenços no dia 10/04. Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária Feminina (PF) “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí representaram, junto com a servidora Olga Zácari, todos os servidores da SAP que participaram da iniciativa.

O grupo realizou a doação de 400 lenços, arrecadados durante a campanha, para a entidade “Anna Marcelina de Carvalho”, que representa o Hospital Amaral Carvalho de Jaú. Além disso, outros 100 lenços foram encaminhados para doação ao Hospital Estadual de Bauru.

Os 500 lenços arrecadados vieram de funcionários de todo o sistema penitenciário e pessoas da cidade de Pirajuí, que se sensibilizaram com a campanha. A importância da mobilização, além do espírito de solidariedade, é a conscientização da importância da descoberta do câncer no início, a prevenção e a possibilidade de luta contra o problema. A servidora Olga, agradeceu a participação e apoio de todos os funcionários que se envolveram com a campanha.

O que foi a iniciativa “Vista Esse Lenço Com Olga”

A Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Olga Maria de Oliveira Zácari, foi diagnosticada com câncer de mama em 10/03 e imediatamente iniciou seus tratamentos. No dia 16/04 ela voltou à sua rotina de trabalho mas, não contava que a diretoria da unidade e a Cipa, organizariam uma ação denominada “Vista Esse Lenço com Olga”.

A campanha teve início no dia 16/05 e propôs que toda sexta-feira os funcionários da unidade fossem usando um lenço na cabeça, assim como Olga, e tantos outros pacientes faziam. A adesão foi grande e a cidade de Pirajuí, sensibilizada com a causa, entrou também na luta contra o câncer aderindo o uso de lenços nas sextas-feiras.

A campanha se popularizou através das redes sociais e outras unidades prisionais do estado começaram a usar o acessório. A PF de Pirajuí decidiu que no término da campanha todos os lenços utilizados seriam doados e assim começou a receber a doação na própria unidade.

Os servidores criaram um evento em uma rede social mobilizando a participação de toda a secretaria. No dia 30/05, 86 unidades e três departamentos da SAP foram trabalhar de lenço, em homenagem à ASP.

A ação durou cinco meses e no dia 17/10 foi realizado o encerramento em conjunto com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). O fim da campanha coincidiu com o Outubro Rosa e novamente comoveu os funcionários da secretaria.

aasassa
Topo