26/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

CPP de SJRP investe na profissionalização de reeducandos

A unidade faz parcerias com grandes organizações para oferecer cursos aos detentos

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Aluno em aula prática de pintura de paredes

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto tem investido na profissionalização dos reeducandos, através de parcerias com instituições, entre elas o Senai, que vem qualificando detentos desde 2006. Atualmente a unidade promove cursos profissionalizantes na área de construção civil, tais como carpintaria de formas, pintura de paredes e pedreiro assentador de pisos e azulejos.

Desde 2008, cerca de 500 presos foram qualificados pelo Senai. Além disso, vários outros detentos concluíram cursos oferecidos pelas instituições Senac, Senar, Sebrae e Centro Paula Souza. “Agradeço a oportunidade. Sinto que tenho condições de, uma vez em liberdade, exercer a profissão [de pintor], pois com o curso profissionalizante, terei mais chances de me reintegrar à sociedade”, declarou o reeducando Michael André Silva, que já está qualificado para pintar paredes.

Para o diretor do presídio, Ademir Panciera, os cursos vêm ao encontro de um dos objetivos do regime semiaberto: qualificar os sentenciados que estão prestes a sair em liberdade, oferecendo a possibilidade de exercer uma profissão num cenário que está altamente carente de mão-de-obra qualificada, com a opção de ser um trabalhador autônomo.