Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/04/15 | Laís Gomes - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária Feminina de Sant’Ana e Cia das Letras em evento que recebe a Osesp

Cerca de 200 reeducandas que trabalham e estudam acompanharam a apresentação

Em 20 de março, a Penitenciária Feminina de Sant’Ana (PFS) e a Companhia das Letras celebraram os quatro anos da parceria que leva incentivo contínuo à cultura e educação, em evento que levou a Academia de Música da Osesp para uma apresentação na unidade prisional.

“O evento foi em celebração aos quatro anos da parceria. É o início de uma nova etapa do projeto de remição de pena pela leitura”, declarou a diretora do Núcleo de Educação, Tatiane Cruvinel. “Eu acredito que a presença da música, da cultura na vida dessas meninas, desperta o interesse pelo novo. Algo que não é muito comum do cotidiano delas. Mais uma oportunidade para conhecer novas coisas, repensar atitudes, até mesmo descoberta de talentos, além de trazer a cultura em si, que é enriquecedora”, complementou.

Liderada pelo experiente tenor e maestro, Marcos Thadeu, a apresentação contou com o quarteto de cordas e alguns integrantes do coro da Osesp. O repertório peculiarmente preparado para o evento veio de Mozart à Paulo Vanzolini – em “Volta por Cima”, o momento mais emocionante da apresentação teve a participação das ingressas, que foram convidadas a se juntar ao refrão “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, trazendo uma mensagem de renovação e esperança contagiante para quem esteve presente.

O anexo da escola da unidade foi decorado entre forros lilases e brancos, organizados pelas funcionárias. E o ambiente que antes trazia uma imagem séria e fechada, cedeu lugar a um ambiente radiante e acolhedor.

Estiveram presentes no evento mais de 200 reeducandas, sendo elas integrantes dos clubes de leitura, cursos extracurriculares, além das que participam das oficinas de trabalho e tem interesse pela leitura.

“Particularmente gostei muito”, disse a reeducanda L.S.S, ao ser questionada sobre o evento. “Para mim, representa também a inclusão. Porque têm muitas meninas aqui que não conhecem esse tipo e música, tem gente que acha que para gostar tem que entender. Foi o que virei e falei para todo o mundo: não tem entendimento, gostar é o que basta”.

A Companhia firmou uma parceria juntamente com a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) para seguir implantando novos clubes de leitura por toda a rede. Atualmente, dois deles funcionam na unidade de Santana, sendo um no período da manhã e o outro à tarde.

aasassa
Topo