Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/04/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Parceria entre CPP de São José do Rio Preto e empresas locais gera empregos

A produção de massas também ocorre internamente

Reeducandos prestando serviço na empresa Senhor dos Pães

Desde 2006, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Javert de Andrade, em parceria com a empresa Senhor dos Pães, vem empregando reeducandos com o intuito de ressocialização, na cidade de São José do Rio Preto.

Após contato com o diretor da unidade, Ademir Panciera e do diretor do Centro de Trabalho e Educação, Luís Antônio Cestonaro, os empresários Maria de Fátima Delgado Vendas e Natalino Dias Vendas, a sociedade foi formada – em um primeiro momento até 2009 tendo contrato renovado em 2013.

A empresa, localizada no Parque Tancredo Neves em São José do Rio Preto, é voltada para a produção em escala industrial de pães e roscas, pães de queijo, salgados assados e fritos, doces de massa folhada, embalados e congelados, todos diariamente submetidos à triagem e acompanhamento de uma nutricionista, a fim de atender padarias, lojas de conveniências, mercados da região.

Do ano de 2013 até agora foram contratados 113 reeducandos para prestação de serviço na empresa e hoje conta com 16 participando do programa.

“Estou tendo uma experiência muito boa neste um ano e três meses que estou na empresa Senhor dos Pães. Aprendi a fazer massa de salgado, pão de queijo e a preparar recheios de salgados”, diz o reeducando, Ronaldo Trindade Silva. “Com certeza essa oportunidade de trabalho, além de diminuir minha pena, me proporcionará uma mudança de vida”.

Para qualificação profissional dos presos, no período de 2011 a 2013, foram oferecidos dois cursos de panificação e confeitaria pelo Centro Paula Souza, ministrados por meio da Etec Philadelpho Gouvea Neto de São José do Rio Preto, com carga horária de 230 horas.

Nesse tempo, duas turmas dos cursos se formaram, no total de 40 reeducandos. Eles são divididos nos módulos teórico e prático e utilizam materiais didáticos, utensílios culinários, ingredientes e equipamentos de proteção individual.

O CPP também possui uma padaria industrial dentro da unidade, composta por dois fornos que produzem diariamente 3500 pães para consumo dos reeducandos locais e do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto.

“Acredito que o trabalho por si só dignifica o homem e é uma ferramenta importante no processo ressocializatório, juntamente com a assistência educacional e religiosa, que também são desenvolvidas neste CPP. Atualmente 40 empresas empregam mão de obra de reeducandos da unidade, quatro instaladas nas dependências desta unidade e outras seis instaladas no município de São José do Rio Preto e algumas cidades vizinhas”, afirma o diretor técnico, Ademir Panciera.

“Vê-se que o pão, utilizado pelos judeus e outros povos desde a antiguidade, inclusive citado biblicamente, até os dias atuais, é o alimento básico da humanidade, portanto pode-se concluir que o mercado sempre estará precisando de profissionais nesta área”.

Nova parceria da unidade

Desde abril de 2014, a empresa Divi Pães firmou parceria com a unidade. Localizada no bairro Souza em Mirassol, atualmente quatro reeducandos prestam atividades laborterápicas no local, no qual 11 deles já passaram.

aasassa
Topo