Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/04/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades prisionais da SAP comemoram a Páscoa

Religiosidade esteve presente durante a Semana Santa

Com o intuito de celebrar a Páscoa, unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) no período de 28 de março a 5 de abril comemoraram a semana com eventos voltados à data. Distribuição de chocolates e lembranças, tanto para as crianças visitantes, como para os adultos, ambientes decorados, palestras e exibições de filmes foram alguns dos acontecimentos internos no ambiente prisional.

A missa lava-pés foi o evento religioso mais presente entre as unidades: Centro de Detenção Provisória (CDP) Capela do Alto, onde houve também confissão de pecados; Centro de Ressocialização (CR) Dr. Manoel Carlos Muniz, CR de Ourinhos e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté (HCTP). Este evento é realizado em lembrança à passagem bíblica que Jesus lava os pés dos discípulos e simboliza humildade.

O CRF de São José dos Campos, com parceria da Pastoral Carcerária, sediou também uma missa, que contou com a participação de 100 reeducandas e dos agentes da entidade que tocaram instrumentos musicais.

Atividades voltadas à educação fizeram parte das comemorações da semana na Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro de Sorocaba, em parceria com a escola vinculadora E. E. Francisco Camargo César, que desenvolveu com os reeducandos cestas de papel para distribuição de doces e mensagens de confraternização, para serem distribuídas entre eles e os detentos do CR de Jaú. Por meio da escola Major Prado, confeccionaram cartazes de EVA e cartolina para expor em forma de varal na ala de convivência dos detentos.

Para as reeducandas potencializarem o vínculo materno com seus filhos, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista reuniu 17 delas na ala de amamentação, para um momento de descontração e brincadeiras com os bebês. Além disso, uma roda de conversa sobre este contato físico, a identificação recíproca foi feita.

De forma diferente, o CDP II de Pinheiros celebrou a data. A equipe entregou brinquedos para a Casa Assistencial Maria Helena Paulina, instituição que atende crianças e jovens carentes de outros estados, com câncer, e seus familiares oferecendo abrigo a eles no período de tratamento da doença em hospitais paulistas.

Participaram também da semana comemorativa de Páscoa, o CR Feminino de Rio Claro; CR de Araraquara; Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos; Penitenciária de Serra Azul, Cipa da Penitenciária Dr. Antônio de Souza Neto de Sorocaba; CRF de Rio Claro; CR de Araraquara; Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos; Penitenciária de Serra Azul II; CR de Ourinhos; CR Manoel Carlos Muniz e Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto.

aasassa
Topo