Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/04/15 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Espetáculo baseado em circos itinerantes é realizado na PII de Tremembé

Trazendo de volta a infância, presos promovem peça para estimular a cultura

O circo é um espetáculo e através dele os reeducandos buscaram quebrar a rotina da unidade prisional

A arte traz conhecimento e permite transcender a realidade do mundo em que vivemos. Pensando em tudo que a cultura pode agregar, a Penitenciária “Dr. José Augusto Salgado” de Tremembé II realizou, no dia 09/03, a exibição de uma peça chamada “O Circo”.

Com duração de 40 minutos, a apresentação foi ideia de um reeducando. A partir disso o projeto foi lançado e começou a busca por outros detentos que estariam dispostos a encenar a peça. Escrita e dirigida por um interno, ela teve a participação de 14 presos entre atores, suporte técnico, músicos e diretor.

O espetáculo contou a história dos circos itinerantes que percorriam as cidades interioranas do Brasil e teve como personagens centrais os palhaços, mágico, ilusionista e domador de animais, tão característicos desses shows.

O peça foi vista por 60 pessoas, somando funcionários e presos. Adriana Campos, que faz parte da Diretoria do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Dcras) da unidade, conta que os internos estão sempre dispostos a promover eventos que envolvam música, arte, cinema e teatro.

Além disso, Adriana reforça que todos dedicaram grande parte do tempo para os ensaios, confecção e reforma do figurino e decoração. Essas atitudes promovem uma quebra na rotina do cárcere, ajudando a criar um ambiente mais alegre e esperançoso. Agora os detentos preparam outra apresentação, prevista para acontecer nos dias 28 e 29/03, fechada aos familiares.

aasassa
Topo