25/03/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Idosos do sistema prisional são orientados para planejamento e qualidade de vida

Programa Envelhecimento Ativo passa informações importantes por meio de videoconferências

A doutora do Iamspe e atual presidente da Sociedade
Brasileira de Bioética, Regina Parizi

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, 26 de fevereiro, foi lançado o Programa “Envelhecimento Ativo e preparação para a aposentadoria”, iniciativa do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass) da SAP. Os parceiros da iniciativa são o Prevenir Iamspe, Escola da Administração Penitenciária (EAP) e coordenadorias regionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Aproximadamente 150 pessoas participaram e ocorreu nos polos de videoconferências regionais da SAP e em algumas das diretorias regionais de saúde (DRS) e Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" (Acadepol).

O programa é dividido em etapas. Primeiramente foi feito o levantamento da quantidade dos servidores das unidades de faixa etária após os 50. Concluído isso, cartas de convite foram entregues aos colaboradores, além da aplicação de um questionário e por último ocorrem as videoconferências e oficinas sobre o assunto.

O evento foi marcado pela realização da videoconferência “Envelhecimento Ativo”, realizada pela Dra. Regina Ribeiro Parizi Carvalho, médica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

A diretora do GQVidass, Iracema Costa Jansson abriu a videoconferência ao dedicar o novo projeto para o público-alvo: todos os servidores ativos da administração penitenciária de São Paulo com idade superior a 50 anos, classificados em todos os órgãos integrantes da Pasta (aproximadamente 8.400 servidores). O objetivo é estimular a reflexão sobre a fase de transição de servidor ativo para aposentado, a necessidade de um planejamento futuro e elaboração de um projeto de vida, visando um envelhecimento saudável.

A palestra iniciou com o assunto do aumento da expectativa de vida mundial e o Brasil segue a tendência, pois em 1970 eram 3 milhões de idosos e em 2010, 20 milhões. A porcentagem saltou de 5,1 % para 10,9%. A partir deste aumento, a estimativa é que em 2025 a América Latina concentrará 40% dos idosos do mundo, com o Brasil na sexta colocação.

Segundo a doutora Regina, o fenômeno do envelhecimento populacional ocorre por duas razões: a redução da taxa de natalidade e o aumento da longevidade por causa dos avanços tecnológicos.

Consequentemente, a dependência de cuidados aumenta a cada ano, e com isso surge a necessidade dos setores público e privado se adaptarem a essa realidade a partir de 2020. Em pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a autonomia e a independência são fatores proporcionalmente afetados quando se envelhece, porém, os dois também são conceitos de felicidade para os idosos.

Foi citado também o crescimento no atendimento de doenças crônicas, comuns nos idosos, no qual hospitais e profissionais da saúde percebem a mudança no perfil de suas consultas. Esta transição edemiológica exige adequação das internações hospitalares, qualificação de recursos humanos, equipes multidisciplinares e intervenções contínuas.

O desafio do envelhecimento é viver com qualidade, assim três pilares, em ação entre os setores são fundamentais: saúde, participação e segurança.

A OMS denomina as regiões geográficas e demográficas onde as pessoas vivem mais de blue zones (zonas azuis), e constatou que elas normalmente não são ricas e faltam serviços de saúde sofisticados, entretanto o idoso pode prolongar a longevidade ao continuar incluído e participativo na sociedade.

Ficar inativo causa depressão e envelhecimento precoce tanto físico como intelectual. Portanto, Dra. Regina ressaltou a importância de criar um projeto de vida para a aposentadoria.

Iracema comunicou no final do evento que o GQVidass, com a análise e resultados dos questionários enviados ao público-alvo, tem como objetivo obter o perfil de cada servidor e suas necessidades e mediante esses dados implementar o Programa com oficinas e palestras dos temas mais abordados nos questionários.

Atualmente no corpo funcional da SAP existem 1.368 servidores com idades entre 60 e 70 anos e 6.980 entre 50 a 59 anos.

Abril e outubro contarão com mais duas videoconferências já confirmadas.

A iniciativa continuará, pois o objetivo é consolidar o programa para alcançar aqueles que nos anos seguintes serão público-alvo devido a faixa etária a qual o programa se destina.

Confira abaixo os links para assistir a videoconferência:

Bloco 1: http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/fundap/sap/Envelhecimento_ativo_bl01.wmv

Bloco 2: http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/fundap/sap/Envelhecimento_ativo_bl02.wmv