23/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Presas participam de concurso de beleza na prisão

A penitenciária feminina do Butantan foi palco do concurso que revelou as reeducandas mais belas, simpáticas e cultas

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

As três mais belas: Stefany Ermina de Souza, de 19 anos, June de Souza Nardes, 24 anos e Naiara Fernandes dos Santos, 22 anos

A tarde de um sábado (17/9) ensolarada foi muito propícia para receber o evento mais esperado do ano, no Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan. O ambiente estava coberto de magia e emoção.

O anfiteatro foi decorado com muito capricho, bom gosto e simplicidade. Na platéia, reeducandas, funcionários da unidade, familiares, visitantes, jurados e jornalistas somaram exatamente 682 pessoas.

Na apresentação do espetáculo que durou cerca de três horas, todos acabaram esquecendo que estavam dentro de uma unidade prisional. A luz, a energia e a alegria realmente contaminaram os envolvidos no projeto. Os ponteiros do relógio dispararam e quando percebemos, já estava no horário de recolher as mulheres, que mais uma vez, deixariam os sonhos para detrás das grades.

Na abertura, a reeducanda Catilaine Bezerra de Souza cantou com a alma, a música “Ressuscita-me”, de Aline Barros, cantora de estilo gospel. As lágrimas corriam dos rostos dos convidados e a impressão que ficou é que todos os presentes compartilharam do grande momento de fé, cada um na sua crença.

O acontecimento foi a sétima edição do “Concurso Beleza, Simpatia e Cultura atrás das Grades”. “O objetivo é promover a humanização da pena e autoestima da mulher em situação de aprisionamento, em seus aspectos sociais e culturais”, enfatiza a diretora do Centro de Progressão Penitenciária Feminino do Butantan, Gizelda Morato Costa.

O público desfrutou também de exposições artísticas de danças e da homenagem à Evita Perón

Foram 51 candidatas inscritas em três quesitos, que participaram de uma eliminatória no dia 26/8, contando com um grupo de jurados formado por reeducandas e servidores. Para a fase final foram selecionadas dez candidatas para concorrerem ao concurso de Beleza, cinco para Simpatia e outras cinco para o quesito Cultura. O júri, dessa vez, ficou por conta de pessoas ligadas ao ramo da moda, cosmética e empresários.

O show não deixou nada a desejar; entre uma apresentação e outra das candidatas, o público pode desfrutar da exposição artística de danças do ventre, cigana e samba (brasileirinho), bem como uma dublagem de Evita Peron, feita pela presa estrangeira Idoya Olga Merayo Rodrigues.

Importante lembrar que toda produção do evento, com exceção dos vestidos de festa foram confeccionados pelas reeducandas. As dez belas finalistas desfilaram com trajes casuais e de gala. Por determinação da comissão do evento, não houve classificação individual das três mais votadas.

As três mais belas da unidade prisional do Butantã foram Stefany Ermina de Souza, de 19 anos, June de Souza Nardes, 24 anos e Naiara Fernandes dos Santos, com 22 anos.

Concorrendo ao quesito Cultura, com o tema “Propósito da vida em liberdade”, a presa Patrícia Oliveira Cândido, 26 anos, levou o prêmio de melhor redação com o título: “Em busca da Felicidade”, um relato emocionante.

Clique aqui para ver as redações finalistas do Concurso

O título de mais simpática ficou para a presa Tamires Ruth Gonçalves, de 23 anos, também muito disputado.

Outro parceiro importante no evento foi o mestre de cerimônias, Hélio Bressan, delegado do Departamento de Roubos e Investigações Sobre o Crime Organizado – Deic que deu muito movimento ao concurso com sua participação entusiástica e divertida. “Toda vez que a minha parceira e amiga Gizelda precisar, eu vou colaborar. Acredito no trabalho desenvolvido por ela”, afirma Bressan.

O evento faz parte do programa de reintegração social promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Afinal, atividades culturais também ressocializam pessoas.